10 de jun. de 2011

DatagramaZero: saiu o número de junho de 2011


O DataGramaZero de  junho de 2011 traz os seguintes artigos:
1 - A relevância da Fenomenologia para a Metodologia de Sistemas Flexíveis, por Oto Dias Becker Reifschneider
Resumo: Neste artigo é problematizada a relação entre a fenomenologia, em específico a vertente metodológica da filosofia sociológica de Alfred Schutz, para o embasamento da metodologia de sistemas flexíveis.
2 - Livros publicados no Brasil que falam de outros livros, escritores, livrarias, livreiros e bibliotecas, por Maria de Jesus Nascimento
Resumo: Com o objetivo de fornecer um instrumento norteador do processo de seleção de coleções, capaz de ajudar o bibliotecário a formar acervos com obras que incentivem a leitura e contribuam para formar um país de leitores, levantou-se uma bibliografia através de busca a esmo, em livrarias, feiras de livros, bibliotecas, sites de livreiros e sebos, entre outros.
3 - Informação e notícia: conexões no âmbito da Ciência da Informação e da Comunicação Social, por Ariane Barbosa Lemos e Mônica Erichsen Nassif
Resumo: Conexões entre os conceitos de informação e notícia, tendo como arcabouço teórico reflexões apresentadas por autores da Ciência da Informação e da Comunicação Social. Observou-se a existência de relação direta entre informação e notícia.
4 - Informação e os sistemas de comunicação científica na Ciência da Informação, por Letícia Alves
Resumo: Propõe uma reflexão acerca da comunicação científica, seus sistemas e os novos caminhos na divulgação do conhecimento acadêmico. A nova configuração de compartilhamento de informações científicas através das redes sociais.
5 - Publicar é preciso, transformar cientistas em máquinas de produção não é preciso, por Anna Elizabeth Correia, Lídia Alvarenga, Joana Coeli Ribeiro Garcia
Resumo: Aborda a política de ciência e tecnologia, dialogando com autores de várias áreas de conhecimento sobre o necessário processo de avaliação de pesquisadores e programas de pesquisa numa abordagem meritocrática via produção cientifica.
6 - Diagnóstico de los flujos de información en una empresa de consultoría en tecnologías de información, por Celso Martínez Musiño
Resumo: Los objetivos del artículo fueron: identificar los flujos de información, así como la manera en que se generan y tipifican los recursos informativos de una empresa. Las principales conclusiones fueron que a partir de instrumentos de la administración del conocimiento es posible identificar los insumos y productos informativos y la manera en que estos se comparten. Así es factible diagnosticar los flujos de información en las organizaciones.
7 - Proteção da informação digital: segurança ou privação? por Alvaro Caetano Pimentel Sobrinho
Resumo: Sobre a segurança dos dados que se encontram, atualmente em grande número, disponíveis em bibliotecas virtuais ou eletrônicas. Os dispositivos midiáticos, notadamente os computadores duplicaram as condições de alcance do material a uma proximidade fantástica. Diante desse fato emergem questões sobre ética, acesso livre, segurança, privacidade de dados.
Recensões:
1. Vigilância e Visibilidade: espaço, tecnologia e identificação por Fernanda Bruno (org.)
2. Ontologias, taxonomia e tesauros em teorias de sistemas e sistemática por Emilia Curras.

Nenhum comentário: