15 de jun de 2011

Nova revista: “InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação”

É uma revista semestral da Universidade de São Paulo-Ribeirão que se dedica à divulgação especializada na área informacional, publicando principalmente pesquisas originais, como também documentos especiais, traduções e resenhas.
O sumário do primeiro número inclui:
Artigos:
·                           A potência do não percebido: Hegel, Dewey e seu lugar na corrente
principal do pensamento classificatório. Hope A. Olson.
·                           Espinoza e a linguagem. Olga Pombo.
·                           Movimentos de Espinosa e(m) Pêcheux. Denise Viuniski da Nova Cruz, Lucilia Maria Sousa Romão.
·                           Entre a Retórica e a Filologia: do pragmatismo ao humanismo na epistemologia da Ciência da Informação. Gustavo Silva Saldanha.
·                           BIBLON: plataforma de incentivo a leitura literária para crianças. Cássia Cordeiro Furtado, Lidia Oliveira.
·                           Rede de tags para recuperação da informação no contexto da Representação Iterativa. José Eduardo Santarem Segundo, Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti.
·                           Análise bibliométrica e cientométrica: desafios para especialistas que. atuam no campo. Márcia Regina da Silva, Carlos Roberto Massao Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi.
·                           Imagem da biblioteca pública na Sociedade da Informação. Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Emir Jose Suaiden.
·                           Evolução ontológica das linguagens documentárias. Relato de uma experiência de curso organizado conjuntamente para o DT/SIBI-USP e o PPGCI/ECA. José Antonio Moreiro González.
·                           Os sistemas de organização do conhecimento pelas perspectivas das normas internacionais de construção no mundo contemporâneo informacional. Vera Regina Casari Boccato.
·                           Apropriações sociais da tecnologia: ética e netiqueta no universo da infocomunicação. Ana Carolina Silva Biscalchin, Marco Antonio de Almeida.
·                           Ações de informação e práticas documentárias como políticas difusas de memória. Geni Chaves Fernandes.
Relato de Experiência:
·                           Relato de viagem a dois arquivos portugueses e exposição francesa de ciência e história. Silvia Maria do Espirito Santo.
Entrevista:
·                           Entrevista (bilingue: inglês/português) Michael Buckland.
Resenha:
·                           A organização e as políticas do conhecimento ao longo do tempo: desbravando a Amazônia. Giulia Crippa.

Nenhum comentário: