15 de ago. de 2011

Catálogo dos livros brasileiros

O Cadastro Nacional do Livro (CANAL) é uma plataforma Câmara Brasileira do Livro (CBL) baseada na internet que vai reunir os livros publicados no Brasil. Com um novo padrão de cadastramento, o CANAL vai permitir a criação e manutenção de um catálogo on-line, um verdadeiro sistema de informações sobre as obras publicadas pelas editoras brasileiras, o qual poderá ser consultado no URL: www.cbl.org.br/canal/
O programa utiliza a experiência espanhola, o DILVE, que está sendo traduzido para a língua portuguesa. Nele são destaques: o padrão dos metadados; os manuais para uso de editoras, distribuidoras, livrarias, bibliotecas, etc.; e a lista de cabeçalhos de assuntos.
O novo sistema estará disponível a partir de setembro de 2011. A Câmara Brasileira do Livro e a Fundação Biblioteca Nacional (BN), irão alimentar a base de dados do Cadastro Nacional do Livro (CANAL) com milhares de registros de livros.
A pergunta que se faz aqui é se a Biblioteca Nacional deixará de publicar a Bibliografia Brasileira (v. 1-, 1983- ; ISSN 0102-3144), parada desde 1994. O controle bibliográfico nacional ficou órfão nesses últimos 16 anos tendo em vista que a BN parece que abandonou a sua missão de divulgar oficialmente o que se publica em nosso país.
Murilo Cunha

Nenhum comentário: