26 de ago de 2011

Nova diretoria da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias

A nova Diretoria da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias - CBBU, foi eleita no dia 09 de agosto de 2011, na Assembléia da CBBU realizada na cidade de Maceió durante a realização do XXIV CBBD.
A nova diretoria está composta por:
Presidente: Luiz Atilio Vicentini - Unicamp
Vice Presidente: Valéria Maria Soledade de Almeida - UFG
Diretora de Finanças: Viviane Carrion Castanho - UFRGS
Diretora de Planejamento e Marketing: Narcisa de Fátima Amboni - UFSC
Secretária: Rosa Maria Vivona Bertolini Oliveira - PUC-Campinas

Esta nova diretoria tem como principio de gestão buscar um maior o fortalecimento das Bibliotecas Universitárias Brasileiras, voltada para a Integração e Empreendedorismo.
Para concretizar esse princípio de gestão, foram estabelecidas ações que nortearão o nosso trabalho:
·                           Organizar encontros de Bibliotecas Universitárias em todas as Regiões do Brasil.
·                           Propor e contribuir com o INEP no estabelecimento de novos critérios para avaliação das Bibliotecas Universitárias.
·                           Propor metodologia e credenciar a CBBU como órgão de Certificação de Qualidade das Bibliotecas Universitárias, criando o selo – “BIB Qualidade”.
·                           Propor políticas de otimização, integração e compartilhamento de recursos informacionais disponíveis nas Bibliotecas Universitárias.
·                           Apoiar a FEBAB na educação continuada dos profissionais das Bibliotecas Universitárias associadas a CBBU.
·                           Realizar estudos visando a integração dos catálogos das Bibliotecas Universitárias associadas à CBBU.
·                           Atuar em parceria com o Portal de Periódicos da CAPES na sugestão de novas fontes para inclusão no Portal e na divulgação junto as comunidades acadêmica.
·                           Propor junto aos órgãos governamentais estadual e federal e associações   brasileiras ligadas ao ensino superior:
·                           Criação de um Programa Nacional de Remodelação e Expansão das Bibliotecas Universitárias.
·                           Formulação ou adequação de políticas públicas em relação a Bibliotecas Universitárias, visando a melhoria constante de produtos e serviços oferecidos às comunidades acadêmicas.
·                           Dar continuidade a publicação da Revista Informação e Universidade, com a adoção de critérios exigidos para a indexação e visibilidade em bases de dados internacionais.
·                           Buscar e disseminar ferramentas inovadoras de gestão para as Bibliotecas Universitárias.

Estamos tomando algumas providencias para reorganização administrativa da CBBU esperando em breve poder compartilhar novas informações inerentes as Bibliotecas Universitárias, utilizando os canais de comunicação como esta nova lista, o Site da CBBU a BD Bibes e outras fontes de informações.
Contamos com a colaboração e a participação de todos.
Atenciosamente

Luiz Vicentini
p/ Diretoria CBBU

Nenhum comentário: