22 de ago de 2011

Software para pessoas com deficiência

No sítio Acesso Brasil estão disponibilizados vários programas para pessoas com deficiências. Os programas disponibilizados são:

Monet -- O Monet é um software para criar desenhos que possam ser impressos em Braille, gerando figuras em relevo que podem ser percebidas por cegos. O Instituto Benjamin Constant, o Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ e a Acessibilidade Brasil fazem parte deste projeto.

Dirce -- software Dirce foi desenvolvido para tocar audio livros no padrão Daisy 2 e 3. A versão de edição permite criar livros no formato Daisy 3. Daisy é um padrão internacional para criar livros digitais que facilitam a navegação do leitor.

Avaliador de Acessibilidade -- A Acessibilidade Brasil desenvolveu o "da Silva", o primeiro avaliador de regras de acessibilidade online. O ASES foi feito em parceria com o Governo Eletrônico e também avalia a acessibilidade de sites, porém o ASES contém mais recursos por poder rodar no computador da sua casa. Dentre esses recursos podemos citar o simulador de baixa visão e avaliação de várias páginas.

Correio Braille -- é um sistema online que permite que qualquer pessoa possa enviar uma carta em Braille para qualquer cego no Brasil. A Carla Alexandre patrocinou este projeto junto com a Acessibilidade Brasil.

Dicionário de Libras -- O dicionário é fruto da parceria com o Instituto Nacional de Educação de Surdos. Possui a versão online e também a versão distribuída em CD-Rom. A versão em CD já possui mais de 115 mil cópias e pode ser solicitada ao INES.

Maiores detalhes no URL: www.acessobrasil.org.br

Nenhum comentário: