1 de nov. de 2011

Biblioteca lança catálogo

Fonte: Jornal da Madeira. Data: 27/10/2011.
URL: www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=14&id=198932&sdata=2011-10-27
A Biblioteca Pública Regional (BPR) assinalou ontem o seu 32º aniversário com o lançamento do Catálogo Colectivo de Bibliotecas da Madeira (CCBM), um instrumento que vai permitir ao público utilizador, o conhecimento de todo o património bibliográfico existente na Madeira.
Segundo o engenheiro informático Bruno Silva, da Direcção dos Assuntos Culturais, autor do projecto, o utilizador tem a partir de agora a possibilidade de localizar qualquer obra, catalogada na Região, nas bibliotecas aderentes.
O CCBM tem a particularidade de ligar outras bibliotecas, municipais e escolares, que queiram integrar o projecto, mesmo aquelas que não tenham um programa informático e que passam a beneficiar de forma gratuita desta iniciativa, beneficiando dos aspectos técnicos e informáticos existentes na BPR.
Os objetivos da iniciativa passam por criar e gerir o catálogo colectivo das bibliotecas da Madeira, valorizar o património regional, disponibilizar aos cidadãos o livre acesso à informação, numa base bibliográfica comum às diversas colecções existentes e fomentar a partilha de informação entre as várias bibliotecas cooperantes, além de promover a pesquisa e a investigação, contribuir para a qualidade do ensino e divulgar as áreas do conhecimento através dos recursos públicos.
O CCBM é essencialmente um instrumento de localização e conhecimento de todo o acervo regional e terá por objectivo final saber em que biblioteca se encontra determinado livro ou revista.
Arrancou com um total de cinco bibliotecas, a saber: a da Escola Secundária Jaime Moniz, do Centro de Estudos de História do Atlântico, do Museu Quinta das Cruzes, de Culturas Estrangeiras e Arquivo Regional da Madeira, sob a coordenação da BPR.
O projeto desenvolve-se em três fases e deverá culminar no próximo ano, com a inclusão de todas as bibliotecas da Região nesta 'base de dados'. Assim, a primeira fase ocorreu ontem com a apresentação do catálogo nas suas funcionalidades de pesquisa e visualização em versão Beta (fase de testes), com algumas bibliotecas que já cooperam com a BPR, há alguns anos. Segue-se a segunda fase em Abril de 2012, com a apresentação final da pesquisa e visualização e alargamento da cooperação a outras bibliotecas da Região. Na terceira fase com um momento ainda por agendar, será a vez da catalogação remota para as bibliotecas sem sistema informático.
Os 32 anos da biblioteca coincidem com o Ano Internacional das Florestas, uma efeméride que a instituição assinala com a exposição “Um mundo ilustrado de plantas-a flora na colecção de postais da BPR”, patente no hall de entrada do edifício até 26 de Novembro. O destaque é dado à flora madeirense com algumas curiosidades. A mostra inclui um espaço destinado à interacção livre e à exploração em família.
A celebração deste aniversário estende-se à rua desde ontem com uma campanha publicitária nos autocarros da Horários do Funchal (Busdoor), para divulgar as principais áreas de actuação da BPR, nomeadamente o serviço de empréstimo domiciliário, que este ano contabiliza já mais de oito mil requisições, a sala de leitura especial (para cegos e portadores de baixa visão) e a sala infanto-juvenil, o Depósito Legal, as novas tecnologias.
Já na sala de leitura, até Dezembro, estão expostos os painéis "A Natureza da Madeira Vista por Escritores", com descrições retiradas da obra de diversos autores nacionais e estrangeiros.
Nota do blog:
Maiores detalhes no URL: www.bprmadeira.org

Nenhum comentário: