30 de dez de 2011

'Bambi' é registrado como tesouro nacional dos EUA

Fonte: SRZD. Data: 29/12/2011.

URL: www.sidneyrezende.com/noticia/157042+bambi+e+registrado+como+tesouro+nacional+dos+eua

"Bambi", "Forrest Gump", El Mariachi" e outros 22 filmes serão preservados pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, e tem como objetivo conservar os tesouros nacionais, artísticos e culturais, por sua influência na cultura americana.
Por representarem "a rica diversidade criativa e cultural do cinema americano", os filmes que cobrem um período que vai de 1912 a 1994, passarão a engrossar o catálogo nacional de filmes de prestigiada biblioteca.
Por deleitar gerações desde sua estreia há cerca de 70 anos, "Bambi", clássico de animação de Walt Disney, foi eleito por ser atemporal, não só pela forma da fábula, como a beleza de suas imagens.
Anualmente 25 filmes são eleitos entre milhares de propostas apresentadas pelo público, pela Biblioteca do Congresso dos EUA. É levada em consideração sua importância "cultural, histórica e estética" e sua relevância para a cultura do país.
Entre a lista os clássicos: "Farrapo Humano", de Billy Wilder, "O Cavalo de Ferro" e "O Garoto", de Charles Chaplin. Nas obras mais recentes: "O silêncio dos inocentes" e "O preço do desafio".
Estes filmes serão classificados e submetidos a um processo de conservação para que possam ser assistidos pelas gerações futuras.

Nenhum comentário: