20 de dez. de 2011

Livros da Universidade Federal do ES serão restaurados

Fonte: Portal G1. Data: 19/12/2011.

URL: http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2011/12/livros-da-universidade-federal-do-es-serao-restaurados.html

Obras raras do acervo de coleções especiais da Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, será recuperada. O trabalho de restauração e conservação, que começou em agosto, será concluído até o próximo dia 20. Serão recuperadas 25% da coleção Mario Freire.
O trabalho, proposto pela professora Gilca Flores, está sendo é feito por uma equipe de cinco restauradores. Segundo Idésio Francischeto, um dos restauradores, o projeto é importante, pois mantém viva uma memória: essa coleção tem uma quantidade grande de informações sobre o estado. "Conservação, armazenamento e restauração mantêm vivo o registro dessa história", relata Francischeto.
A professora disse que os livros chegaram muita oxidação, capa solta, com fita adesiva e com problemas na costura. "É feita então a primeira etapa do processo, que é a conservação da obra, uma higienizarão e depois é feita uma caixa individual para o acondicionamento dos livros. Essas caixas são feitas de material especial que também conservam os livros", explica Gilca Flores.
Assim que recuperados, os livros retornam à Biblioteca Central da Ufes. As coleções especiais da biblioteca reúnem mais de 12 mil exemplares, dos quais 754 são da coleção Mario Freire.

Nenhum comentário: