16 de jan de 2012

Cresce a Digital Public Library of America

Em dezembro de 2010, quarenta representantes de fundações, instituições culturais e bibliotecas se reuniram no Instituto Radcliffe de Estudos Avançados em Cambridge, Massachusetts (US). Eles se reuniram para discutir as melhores abordagens para a construção de uma biblioteca digital nacional, e com a assistência do Centro Berkman para Internet e a Sociedade, estão comprometidos com a criação da Biblioteca Digital Publica da America (DPLA). Neste sítio o usuário pode conhecer os trabalhos ora em andamento, saber detalhes sobre a equipe de gestão da biblioteca, as questões jurídicas e noticias sobre o projeto.
Nesta fase inicial a DPLA está apoiando 40 projetos relacionados a diversas áreas [detalhes sobre esses projetos podem ser vistos no URL: http://blogs.law.harvard.edu/dplaalpha/beta-sprint-submissions/]. Esses projetos focam, entre outros, os documentos oficiais, biblioteca pública, vídeo, biblioteca pública, mapas, metadados e interoperabilidade.
Creio que a DPLA irá trazer enormes benefícios para o crescimento das bibliotecas digitais, mostrando que é possível fazer muita coisa de forma cooperativa. Esse projeto mostra que o Brasil precisa retomar o crescimento de suas bibliotecas digitais – um tanto vagaroso nos últimos anos.
Murilo Cunha

Nenhum comentário: