17 de fev de 2012

Biblioteca recebe exposição sobre carnaval de Teresina

Fonte: 180 Graus. Data: 16/02/2011.
URL: http://180graus.com/cultura/biblioteca-recebe-exposicao-sobre-carnaval-de-teresina-497494.html
Quem visitar a Biblioteca do São João poderá enriquecer ainda mais o saber sobre Teresina. A partir das 11h desta sexta-feira (17/02), o espaço recebe a exposição "Batuques, Confetes e Serpentinas", um apanhado de 70 anos da história do Carnaval na capital piauiense, numa homenagem a quem contribuiu para as festas.
A exposição, que recebe apoio da Fundação Monsenhor Chaves, tem curadoria do jornalista Raimundo Alves Lima, o Ral, e conta com uma diversidade de materiais relacionados ao Carnaval, como recortes de jornais, entrevistas, fotografias, adereços, fantasias, desenhos, entre outros. "O nosso objetivo é mostrar como eram os antigos carnavais de Teresina, além de figurinos, fantasias de passistas e peças que compuseram os desfiles de escolas de samba", destaca o jornalista Ral.
Em meio à revolução carnavalesca de Teresina, em que o gênero de festa vem se fortificando, tão interessante quanto à folia é a informação. Tais exposições contribuem para a contação de histórias, além de servirem como memória do Carnaval da capital.
Outros nomes lembrados na mostra são Wellington Sampaio, Antônio Linhares Mormos, além do carnavalesco Francisco Falazar, que integra a mostra com figuras, fotografias e muitas peças carnavalescas. "Vamos mostrar tudo sobre o Carnaval, como a história da confecção dos instrumentos de percussão, o surgimento das músicas de instrumentos de sopro da banda da Polícia Militar nas Escolas de Samba", destaca Ral.
A exposição traz ainda imagens dos antigos concursos de fantasia, de samba-enredo, guerra de confetes e serpentinas das crianças nos clubes, material sobre as escolas Escravos do Samba, Farrapos do Samba, Araçagi do Samba, Malucos por Samba, Turma da Mangueira, Piratinga do Ritmo, Bambas da Folia, Zig-Zag, bem como os blocos Em Cima da Hora, Bafo de Onça, Los Baleados, Unidos do Pererê, Unidos da Esquina, Arrumação e muito mais.
"Batuques, Confetes e Serpentinas" ficará em exposição gratuitamente na Biblioteca do São João durante todo o mês de fevereiro. Ela fica localizada na Rua Belisário da Cunha, N°720, no bairro São João [Teresina, Piauí].

Nenhum comentário: