7 de mar. de 2012

Biblioteca Pública do Paraná comemora 155 anos

Fonte: Agência de Noticias do Paraná. Data: Data: 6/03/2012.
Fundada em 1857, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) completa 155 anos de história nesta quarta-feira (7). Para comemorar a data, de 7 a 12 de março a Biblioteca terá uma programação especial, com atividades envolvendo música, bate-papos e palestras.
Abrindo a programação, às 19 horas desta quarta-feira (7) o diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp, José Castilho, especialista em políticas de leitura, ministra a palestra “Presente e futuro das bibliotecas na era do leitor multimidial”, no auditório Paul Garfunkel. Ao longo do dia, outras atividades vão ocorrer, como o projeto Fazendo Arte (9 horas), em que crianças vão pintar cartazes e conhecer a BPP, e uma apresentação do Coral Paraná (10 horas).
No dia 8, às 14h30, o professor da Universidade de Londrina, Oswaldo Francisco de Almeida Junior, mestre e doutor com estudos em bibliotecas públicas, dá uma palestra sobre a mediação da informação e da leitura em bibliotecas. Em seguida, às 16 horas, o diretor da BPP, Rogério Pereira, faz a palestra “Ler para viver”, em homenagem ao dia do bibliotecário, comemorado em 12 de março.
Todos os dias, sempre às 17h30, instrumentistas se apresentam no projeto “Música na Biblioteca”. Estão programadas apresentações do guitarrista Kadu Lambach, do violonista Murilo da Rós e da flautista Ana Sônia Barros. Excepcionalmente no sábado, dia 10, a apresentação do clarinetista Sérgio Albach, que tocará composições autorais e clássicos do choro, será às 11h30.
A banda Maxixe Machine também faz uma apresentação (dia 9, às 15 horas) para o público infanto-juvenil no projeto “Aventuras Musicais”, que passa a ser mensal a partir de março. Ainda para o público infantil, haverá edições diárias da Hora do Conto, com convidados como Carlos Daitschman (dia 7, às 11 e às 15 horas). Já o escritor Fábio Yabu participa do projeto “Aventuras Literárias”, no dia 12, às 15 horas.
Serviço:
Biblioteca Pública do Paraná
Rua Cândido Lopes, 133, Centro, Curitiba, PR
Mais informações: (41) 3221-4900.
Horário de funcionamento da BPP: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h; aos sábados, das 8h30 às 13h

Nenhum comentário: