3 de abr de 2012

Lei que obriga bibliotecário em escolas do município é aprovada na CMJP

Fonte: Expresso PB. Data: 30/03/2012.
URL: http://expressopb.com/2012/03/lei-que-obriga-bibliotecario-em-escolas-do-municipio-e-aprovada-na-cmjp/
O bibliotecário, na prática, só existe mesmo no âmbito federal. Pensando nisso o vereador Raoni Mendes(PDT) conseguiu aprovar esta semana na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o projeto indicativo que torna obrigatório a presença do profissional Bibliotecário na rede municipal de ensino.
De acordo com o parlamentar, é preciso definitivamente reconhecer a necessidade de ter à frente da biblioteca escolar um profissional habilitado a coordenar os seus auxiliares. “Precisamos quebrar a praxe de que a biblioteca é só uma sala para leitura. É também um espaço para pesquisa e aprofundamentos didáticos. Daí a importância de um profissional formado em bibliteconomia, para que o mesmo possa contribuir no melhor desempenho do processo ensino-aprendizagem”, disse.
No projeto de Raoni, o Bibliotecário terá como função o planejamento, a gestão da biblioteca escolar e a responsabilidade pelos programas de incentivo à leitura, com o auxílio de outros profissionais.
O projeto de lei segue agora para apreciação do executivo, e uma vez sancionado, deve ser implementado no prazo máximo de dois anos.
O vereador constatou que apesar de existir inúmeras ações no sentido de desenvolver a biblioteca escolar como um centro de aprendizagem como, por exemplo, o Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), que encaminha livros às escolas da rede pública, ou o recente Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), no entanto, muita coisa precisa ser feita para que este espaço educativo seja, de fato, explorado em toda sua potencialidade.
“Não significa dizer que o trabalho dos outros profissionais que atuam nas bibliotecas escolares tenha pouco valor, pelo contrário. Apenas afirmamos que a presença do profissional Bibliotecário nas escolas é indispensável”, reforça Raoni.

Nenhum comentário: