5 de mai. de 2012

UNESP inaugura sua primeira biblioteca infantil

 Fonte: Planeta Universitário. Data: 3/05/2012.
URL: http://www.planetauniversitario.com/index.php/notas-do-campus-mainmenu-73/26973-unesp-inaugura-sua-primeira-biblioteca-infantil
Será a primeira biblioteca infantil da UNESP e colocará à disposição dos usuários cadastrados (alunos, professores, pesquisadores e interessados) cerca de 3 mil títulos infantis, além de textos teóricos sobre leitura, compreensão/interpretação e produção de textos.
Segundo Renata, coordenadora geral do CELLIJ, esses livros já estavam no CELLIJ, foram comprados, doados, mas eram utilizados somente pelos pesquisadores ligados ao nosso núcleo. “Agora, livros e textos podem ser retirados pelos alunos de Pedagogia, para prepararem aulas, pesquisadores e pelos alunos, por crianças ou adolescentes, das escolas da cidade, criando mais um espaço de mediação de leitura, especializado e que atenderá gratuitamente, mediante cadastro”, diz.
A BIP (Biblioteca Infantil de Prudente) funcionará como uma sub-biblioteca ligada, pela base Athena, à Biblioteca de Presidente Prudente (BPP), principal do Câmpus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP local.
Teresa Raquel Vanalli, bibliotecária, explica que todos os livros do CELLIJ foram cadastrados na base Athena, usada em toda a UNESP, e agora podem circular com controle. “Podemos emprestar, saber com quem estão e controlar a devolução”, conta.
A parceria entre o CELLIJ e a BPP foi para dar controle e suporte ao CELLIJ e aos projetos da professora Renata. Além disso, faz parte da função da biblioteca de uma universidade ajudar na formação e na cultura do cidadão, dar acesso para a população ao nosso acervo e fazê-lo circular”, comenta Teresa.
Renata Bianchui Prado, funcionária da BPP, atenderá os usuários da BIP, a partir de 3 de maio de 2012. O telefone direto da biblioteca infantil é (18) 3229-5836.
Como será feito o cadastro
Da UNESP - Os usuários (alunos, docentes e funcionários), mesmo com registro na BPP da universidade, precisam atualizar os dados na BIP do CELLIJ, trazendo os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de matrícula (para alunos). Quem não tem cadastro ainda na biblioteca do campus, precisa fazer o registro biométrico do dedo indicador.
De fora da UNESP - Para usuários externos, é preciso trazer: RG, CPF e comprovante de endereço de Presidente Prudente. Somente moradores da cidade poderão retirar livros na BIP.
Taxa - E é preciso pagar uma taxa de R$ 10,00, válida por dois anos sem atualização de dados. A renovação dentro deste prazo garante a continuidade do atendimento na BIP sem necessidade de recolhimento de nova taxa. Crianças que estiverem na cidade poderão retirar livros, mediante cadastro de adulto residente em Presidente Prudente.
Menores: o cadastro será feito em nome dos pais ou responsáveis. A criança fará registro do polegar. Assim que ela escolher o livro, pode retirá-lo mediante a leitura da sua digital, com liberdade e autonomia, desde que esteja registrada na BIP.
A biblioteca infantil funcionará às segundas-feiras, das 17h30 às 21h30; às terças, das 13h30 às 17h30; às quartas, das 8h às 12h; às quintas, das 13h30 às 17h30, e às sextas, das 13h30 às 17h30.
Mais informações:
Sobre o CELLIJ, a BIP e projetos de pesquisa: coordenadora Renata Junqueira de Souza: telefone CELLIJ (18) 3229-5462 ou celular (18) 9799-0705.
Sobre a Biblioteca (BPP) da UNESP de Presidente Prudente: Raquel Vanalli, telefone (18) 3229-5362 ou celular 9136-4572.

Nenhum comentário: