1 de nov. de 2012

Biblioteca Pública inaugura setor infantil


Fonte: Agência de Noticias do Paraná. Data: 23/10/2012.

URL: www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=71341&tit=Biblioteca-Publica-inaugura-novas-instalacoes-da-Secao-Infantil

Com a presença de 200 pessoas, foi inaugurada na manhã desta terça-feira (23) a Seção Infantil da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), que recebeu pintura, plotagem de desenhos nas paredes, novo mobiliário, tapete e palco para o espaço da Hora do Conto, onde diariamente são realizadas contações de histórias, além de repaginação do telecentro infantil. “A reforma faz parte de um projeto de revitalização completa do prédio”, afirmou o diretor da Biblioteca, Rogério Pereira.

A inauguração da Seção Infantil deu início às atividades da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca na BPP. Até a próxima segunda-feira (29), acontecem oficinas, mesas-redondas, debates, apresentações musicais e palestras. A programação completa pode ser conferida no site da BPP: www.bpp.pr.gov.br

A reforma foi realizada com apoio do Grupo Dom Bosco. “Estamos sempre dispostos a contribuir com a comunidade, em especial, no que diz respeito à cultura. Ao investirmos na reforma da Seção Infantil, sonhamos tirar crianças das ruas e levá-las para dentro da BPP”, afirmou o diretor-geral do grupo, Durval Antunes Filho. Vinte e nove alunos de primeira à quinta série do Dom Bosco estavam na cerimônia, além de outros 27 alunos da quarta série da Escola Municipal Paranavaí, de Curitiba. A diretora-geral da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (Seec), Valéria Marques Teixeira, representou o secretário da Cultura, Paulino Viapiana, na solenidade.

PONTE PARA A LEITURA

A Seção foi criada em 19 de dezembro de 1954, inicialmente denominada Divisão Infanto Juvenil e Educação. Em 1972, passou a ser chamada Infantil, atualmente vinculada à Divisão de Coleções Especiais (DCE). Com acervo de 27 mil volumes, o que representa 8,5 mil títulos, o espaço recebe diariamente, de segunda a sábado, 60 crianças no período da manhã e outras 60 à tarde. Há visitas agendadas de escolas das redes público e privada, incluindo visitação espontânea.

Além do atendimento e da realização de oficinas e outras atividades, a Seção Infantil também está à frente de três projetos mensais: Aventuras Teatrais, Aventuras Literárias e Aventuras Musicais. “São atividades que, seja por meio da música ou do teatro, têm a finalidade de despertar no público o interesse pelo livro e pela leitura”, afirma a chefe da Divisão de Coleções Especiais (DCE), Lidiamara Gross.

Nenhum comentário: