6 de dez. de 2012

Biblioteca de Juazeiro do Norte recebe telecentro


Fonte: Jangadeiro. Data: 5/12/2012.

URL: http://www.jangadeiroonline.com.br/ceara/biblioteca-em-juazeiro-do-norte-recebe-projeto-ilha-digital/

O município de Juazeiro do Norte deve receber a implantação do projeto “Ilha Digital” na Biblioteca Pública Municipal Dr. Possidônio Bem, sede da Secretaria de Cultura da cidade. O projeto está em fase de acabamento e consta de 11 computadores repassados pelo Ministério das Comunicações para proporcionar a alunos e à população o acesso à pesquisa.

O secretário Municipal de Cultura, Agnaldo Carlos de Souza, afirmou que os estudantes vão ter acesso moderno para atualização dos seus estudos, nos períodos da manhã, de 8h às 12h, e da tarde, de 13h às 17h. “Posso dizer que esta Ilha Digital é importante tanto quanto a própria biblioteca porque possibilitará que o internauta acesse as maiores bibliotecas do país e do mundo”, explicou Agnaldo.

Além deste Telecentro, a Biblioteca Possídônio Bem vai receber 650 livros sobre a história de Juazeiro, doados por escritores, professores e pelos memorialistas Renato Casimiro e Daniel Walker. “Estes livros serão específicos para pessoas interessadas nas pesquisas sobre a história de emancipação político-administrativa de Juazeiro”, acrescentou.

Nazilton Tomé Alves é aluno do 2º ano da Escola José Bezerra e frequentemente realiza pesquisas na Biblioteca Possidônio Bem. Ele disse que há um bom acervo e ficou satisfeito com a informação da ampliação. “É muito bom saber que esse acervo está sendo aumentado. Esses livros sobre a história de nosso município ajudarão, com certeza, para que eu e essa nova geração possamos saber um pouco mais sobre como Juazeiro se emancipou de Crato”, afirmou.

Telecentros

Os telecentros são espaços sem fins lucrativos, de acesso público e gratuito às tecnologias da informação e comunicação, com computadores conectados à internet, disponíveis para diversos usos. O acesso é livre, com assistência de monitores. Os telecentros devem oferecer cursos e atividades de promoção do desenvolvimento local e servir aos moradores das comunidades onde se encontram como um espaço de integração, de cultura e lazer.

O programa é vinculado ao Ministério das Comunicações e através da Secretaria de Inclusão Digital o telecentro obedecerá a um modelo de gestão para oferecer o mesmo conjunto de recursos como equipamentos de informática, conexão à Internet, bolsas e formação para monitores.

Nenhum comentário: