10 de dez de 2012

Biblioteca Mário de Andrade inagura anexo


A Biblioteca Mário de Andrade (BMA), da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo, inaugura em 18 de dezembro seu prédio anexo, que abrigará a Hemeroteca (coleção de jornais e revistas)

A instalação da Hemeroteca, esperada desde os anos 1960, marca o término do programa de restauro e modernização da BMA, iniciado em 2006, e inaugura uma nova fase do acervo retrospectivo de periódicos gerais, que, aqui reunido, começa a ser organizado de forma a oferecer adequadas condições de consulta por pesquisadores e público em geral.

Este espaço - uma conquista da gestão da Secretaria Municipal de Cultura que se encerra (2005-2012) - permite resgatar as antigas aspirações de Rubens Borba de Moraes, diretor da Biblioteca de 1935 a 1943 e idealizador da seção especial de periódicos e é condição básica para o cumprimento das duas principais missões da Biblioteca: preservação e acesso.

No que diz respeito à preservação, os passos iniciais já foram dados: a coleção foi reunida, desinfestada, acondicionada em caixas adequadas e está sendo cuidadosamente higienizada. Novas estantes foram adquiridas e as coleções estão sendo organizadas. De outra parte, foi desenvolvida uma base de dados específica para periódicos e o projeto de catalogação retrospectiva está em andamento. Além disso, projetos especiais de digitalização estão sendo desenvolvidos para ampliar o acesso ao conteúdo do documento e preservar os originais.

Com a inauguração do edifício da Hemeroteca, o foco dos trabalhos da equipe da Biblioteca passará a ser a organização das coleções – tanto a organização física das mesmas, quanto sua catalogação – todos os títulos precisam constar da base de dados online, assim como os fascículos existentes. Trata-se de um trabalho meticuloso a ser desenvolvido em uma grande coleção, mas os procedimentos já estão definidos e a equipe capacitada. Aos recursos orçamentários devem ser somados recursos externos, a serem captados por projetos especiais, que viabilizem a catalogação retrospectiva integral dessas coleções.

Com o acervo geral retrospectivo reunido neste novo espaço, o atendimento ao público será realizado, em um primeiro momento, por meio de agendamento, dentro do período de 10h às 18h, de segunda a sexta. Outras coleções de periódicos permanecerão no edifício principal da Biblioteca: os títulos correntes continuarão a ser consultados na Sala de Atualidades, os de Artes, na Sala Sergio Milliet e os raros na Sala Paulo Prado.

Com todo o seu acervo reunido de forma a atender os requisitos de guarda adequada e de atendimento, a BMA, com sua Hemeroteca, recupera sua silenciosa, mas altamente relevante vocação de espaço voltado à pesquisa e reflexão sobre a vida cultural de São Paulo.

A ocasião será comemorada com a abertura de uma exposição relacionada ao acervo de periódicos Ridendo castigat mores (Rindo castigam-se os costumes), com o lançamento da Revista da Biblioteca Mário de Andrade n.68 , coeditada pela Imprensa Oficial.

Serviço:

Inauguração do edifício da HEMEROTECA da BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE

Data: 18 de dezembro de 2012, das 11h às 13h

Endereço: Rua Dr. Bráulio Gomes, 125/139 – Centro - 01047-020, São Paulo – SP


 

Nenhum comentário: