15 de mai de 2013

Biblioteca Mário de Andrade em programa de televisão


Fonte: Panorama Brasil. Data: 10/05/2013.
URL: www.panoramabrasil.com.br/televisao/biblioteca-mario-de-andrade-ganha-capitulo-especial-no-programa-%22arquiteturas%22-id108214.html
A Biblioteca Mario de Andrade, na região central de São Paulo, ganha nesta sábado (11), às 21h, um capítulo especial na série de televisão que está desvendando alguns dos mais importantes locais de convivência já definidos pela mão humana brasileira: o programa "Arquiteturas", do SescTV.
Em 52 minutos de duração, o programa irá se aprofundar na importância arquitetônica da biblioteca e na sua ligação com o convívio de pessoas, o uso coletivo. Construída a partir de projeto do arquiteto francês Jacques Pilon, é considerada marco da art déco na cidade, tendo sido, por isso, tombada pelo Compresp e Condephaat. Mas sua importância é ainda maior. A biblioteca fez parte de um novo projeto político de modernização do país, calcado no investimento em educação, cultura, industrialização e urbanização.
(...)
 “A Biblioteca Mario de Andrade marca a expansão e a verticalização de São Paulo para além dos limites do centro velho, rumo ao eixo sudoeste, além da transferência e ampliação dos serviços, comércio e atividades culturais e de lazer para esta nova área da cidade. Das lojas de comércio requintado às sedes de escritórios e empresas, tudo passa a ser construído nas proximidades da Praça Dom José Gaspar, com a biblioteca sendo o ponto central de um novo jeito social urbano que se constituía naqueles anos e que ainda hoje reverbera no centro”, completa Markun.
Segundo seus autores e o SescTV, a série coloca em discussão na sociedade brasileira a importância de projetos arquitetônicos de uso público nas cidades. “A arquitetura é, assim como as outras artes, reveladora da história e da cultura de um povo. Com a série, o Sesc propõe um debate sobre a apropriação dos espaços e sobre a arquitetura como elemento de identificação de uma sociedade, em sua expressão do simbólico”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo.
(...)
Além do horário especial aos sábados, 21h, os programas serão reexibidos pelo SescTV durante a semana: domingo, às 12h e às 20h; segunda-feira, às 10h e às 22h; terça, às 14h; quarta, às 15h; e quinta, às 8h

Nenhum comentário: