23 de jul. de 2013

Enchente em Itajaí atinge biblioteca municipal

Fonte: Portal Vitrine Digital. Data: 20/07/2013.
URL: www.portalvitrine.com.br/diario-da-enchente-20-de-julho-quarta-feira-news-44163.html
O Itajaí-Açu continua em 7 metros. A Rodovia Jorge Lacerda deve ser liberada em meia-pista, já que há áreas há desbarrancamentos às margens do rio. É hora de analisar os prejuízos em Blumenau. Na Biblioteca Municipal Fritz Müller, 30% dos livros foram perdidos, mais de 75 mil obras.
O comércio lentamente reabre, tirando o resto da sujeira e montando liquidações. É uma maneira de vender a mercadoria atingida pela enchente e movimentar dinheiro na cidade. A distribuição de alimentos continua sendo um problema. Falhas na logística e pouca comida prejudicam o abastecimento.

Hoje, quatro cadáveres que foram sepultados provisoriamente em hospitais são exumados e encaminhados a cemitérios. Em Gaspar, apesar do Itajaí-Açu estar mais calmo, os reflexos da tragédia estão na Ponte Hercílio Deeke. Ela ameaça desabar, depois que a enchente levou dois dos pilares e há rachaduras pela forte pressão dos entulhos. A ponte é interditada para pedestres. A única alternativa para chegar a outra margem é percorrer quase 50 quilômetros via Blumenau ou Luis Alves. Chega a noite, e o rio marca 6,50 metros.

Nenhum comentário: