23 de jul. de 2013

Governador reinaugura Biblioteca Pública do Cruzeiro (DF)

Fonte: Mais Comunidade (Brasília, DF). Data: 19/07/2013.
URL: http://coletivo.maiscomunidade.com/conteudo/2013-07-19/politica/8980/GOVERNADOR-REINAUGURA-BIBLIOTECA-DO-CRUZEIRO-.pnhtml
O governador Agnelo Queiroz e o secretário de Cultura Amilton Pereira reinauguraram, hoje, a biblioteca do Cruzeiro Velho e lançaram o projeto Bibliotecas do Cerrado. Esta  fica localizada no Centro Cultural Rubem Valentin. O projeto é um termo de cooperação entre Brasil e Colômbia. “Essa é uma ação do governo como um todo, uma política de estado, além de um marco importante para a construção de um acesso democrático à informação”, destaca Agnelo Queiroz.

A biblioteca recebeu limpeza, urbanização e paisagismo em seus arredores, implantação da rede wi-fi em todo o ambiente e modernização do espaço infantil. O espaço passa a ser ponto de apoio dos moradores do Cruzeiro.

A comunidade pode pegar livros, estudar no local e consultar a internet. Além de contar com um espaço para crianças composto por brinquedos pedagógicos e literatura infantil.

Na ocasião, também foi lançada pela Secretaria de Cultura o projeto Bibliotecas do Cerrado. Este tem como objetivo proporcionar  às comunidades mais acesso democrático à informação, aos serviços e aos bens culturais. É desenvolvido por meio de parcerias com algumas secretarias de governo e com as administrações regionais do Distrito Federal. “Nosso objetivo com essa reinauguração é transformar Brasília na capital da leitura”, disse a sub- secretária da política do livro e da leitura da Secretaria de Cultura do DF, Ivana Santana.

O projeto será iniciado em três bibliotecas: na Biblioteca Nacional de Brasília, Leonel de Mora Brizola; Biblioteca Vó Filomena, do Núcleo Bandeirante e na Biblioteca Pública do Cruzeiro. A meta é ampliar o projeto para outras 26 bibliotecas. 


A Biblioteca do Cruzeiro possui cerca de 13 mil livros e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e no sábado das 9h às 17h. Para a obra de revitalização do espaço foram investidos R$ 147 mil. “Nossa presença aqui responde a um dos principais objetivos: engajamento na construção de cidadania”, destaca  Amilton Pereira.

Nenhum comentário: