19 de out. de 2013

Biblioteca de Bragança Paulista tem mil livros históricos


Fonte: G1. URL: g1.globo.com

Com a internet, as bibliotecas ficaram menos frequentadas. Mas quem usa muito a internet e deixou de ir à biblioteca está perdendo muito, como é o caso da biblioteca da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista. Lá existem mais de mil livros históricos e o visitante pode ter acesso a essas obras.

Páginas escritas há quase quinhentos anos - nessa biblioteca existe um espaço especial para elas. O acervo de obras raras reúne mil livros. O mais antigo foi escrito por um franciscano em 1520. O livro chama a atenção pelo estilo gótico das letras.

A capa de outro é de pele de animal. Ele faz uma comparação entre a vida de São Francisco de Assis e a de Jesus Cristo.

A coordenadora da biblioteca Cleunice Ap. Souza, explica como começou o acervo. "Nós recebemos vários livros oriundos dos conventos franciscanos e, com a chegada desses livros, na década de 90, nós resolvemos garimpar essas obras preciosas para compor um acervo de obras raras. São obras do início da colonização do Brasil, ou seja, tem obras desde 1520 nesse acervo", conta.

Outra obra rara é um exemplar de Dama de Espadas, que faz parte da literatura russa e está com a assinatura do escritor. As páginas são de cetim.

Nenhuma das obras estaria preservada até hoje se não fosse o trabalho realizado na sala onde cada página dos livros recebe um tratamento especial de restauração. "Tem que ser tranquilo, porque é um serviço demorado", afirma o restaurador Hélio Santos.

A coordenadora da biblioteca conta como se dá o processo de restauração. "Esse processo é feito através de um gás carbônico e gás nitrogênio, onde a obra fica ali no vácuo, em um saco plástico, por 15 dias e, após esse processo, esse período, é feita a varredura página por página da obra".

O cuidado continua nas prateleiras. Para consultar alguma obra do acervo especial é preciso se equipar com avental, luvas e máscara.

Esse acervo é aberto para visitação. O endereço é Avenida São Francisco de Assis, 218, Jardim São José, Bragança Paulista. A biblioteca de obras raras recebe os visitantes de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

 
Fonte: globotv.globo.com/tv-vanguarda-sp/link-vanguarda/v/biblioteca-de-braganca-paulista-sp-tem-mil-livros-historicos/2889554/

Um comentário:

Anônimo disse...

A Biblioteca pode digitalizar estas obras?