6 de out. de 2013

Descoberta de manuscrito de Bellini


Fonte: Portal Terra. Data: 18/09/2013.

URL: http://musica.terra.com.br/biblioteca-nacional-da-espanha-descobre-manuscrito-de-bellini,b340d717c9c21410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

Um fragmento manuscrito de uma partitura da ópera "Il Pirata", do compositor italiano Vincenzo Bellini, foi descoberto nos fundos da Biblioteca Nacional da Espanha (BNE), informou a instituição nesta quarta-feira.

"O fragmento corresponde a um esboço ou rascunho de uma pequena passagem de cena e dueto 'Tu m'apristi in cor ferita' de sua ópera 'Il Pirata', que estreou na Scala de Milão em 27 de outubro de 1827", explicou a BNE.

A partitura, além das habituais notas musicais, mostra em uma de suas margens a frase "Manoscrito di Vicenzo Bellini y suoi fratelli Mario e Carmelo", o que contribuiu para estabelecer a veracidade da descoberta.

O fragmento tem, além disso, um grande interesse musical, segundo a BNE, porque "a peça em questão não corresponde à versão final que Bellini publicou, apesar de o texto sofrer apenas variações".

Bellini (1801-1835), que compôs sua primeira obra aos 6 anos, escreveu música sacra e de câmera, mas seus sucessos principais chegaram no terreno lírico e precisamente "Il Pirata" foi a obra que, depois de sua estreia, difundiu seu nome por toda a Itália e o resto do mundo.

No entanto, sua composição mais famosa é a ópera "Norma", na qual se inclui a célebre Casta Diva, uma das árias mais interpretadas do mundo.

Nenhum comentário: