24 de jan. de 2014

Novidades no RDA



A Comissão de Coordenação Conjunta para o Desenvolvimento do RDA ( JSC ) , Metadata Management Associates e a  ALA Publishing (em nome dos co- editores de RDA ) têm o prazer de anunciar que os elementos do RDA e designadores de relacionamento têm sido publicados no Registro Aberto Metadados ( OMR) como Resource Description Framework ( RDF) elemento adequado para dados vinculados e aplicações da Web Semântica.
Os elementos incluem versões " sem restrições ", de Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (FRBR ) e Requisitos Funcionais para Dados de Autoridade ( FRAD ), os modelos da biblioteca padrão que sustentam o RDA , que são destinados para uso em aplicações por comunidades não- RDA .
A versão publicada dos conjuntos de elementos RDA foi construída em vários anos de trabalho do Grupo de Tarefa DCMI / RDA . Versões anteriores desenvolvidas pelo Grupo continuarão disponíveis , mas será preterido para o desenvolvimento, utilização e redirecionado para a nova versão.
Gordon Dunsire , Presidente da JSC , disse que " O conjunto de elementos RDA é uma destilação de abordagens modernas para a descoberta que apoia descrições ricas de bibliotecas e de materiais do patrimônio cultural  e relações detalhadas entre eles a nível internacional de recursos. A JSC criou recentemente um grupo de trabalho para auxiliar na ampliação e refinamento dos elementos da RDA , e espera que eles possa ser úteis para outras comunidades.
Diane Hillmann da Metadados Management Associates disse: "Estamos extremamente satisfeitos por ser capazes de fazer esta nova versão já disponível em forma totalmente publicada, pronta para a implementação nas bibliotecas. Estamos ansiosos para discutir os recursos importantes disponíveis nesta versão com os nossos colegas nas próximas reuniões da ALA em pleno inverno e para além. "
James Hennelly , Managing Editor da RDA Toolkit, disse: " Esta é uma atualização importante para o Registro RDA e um passo crucial no avanço da missão da RDA para ser um padrão que seja acessível para ambos os profissionais de catalogação , por meio do kit de ferramentas e publicações impressas e e-books , e desenvolvedores de aplicativos que procuram fazer uso de dados da biblioteca , através da expressão do Registro dos elementos RDA e vocabulários . "
O RDA elementos set name space básica é rdaregistry.info  contém um total de mais de 1.600 propriedades e classes. Os elementos são distribuídos em grupos ( o número de elementos em cada conjunto é indicado entre parêntesis ) :
Propriedades do agente [ http://metadataregistry.org/schema/show/id/81.html ] (226)
Propriedades de expressão [ http://metadataregistry.org/schema/show/id/78.html ] ( 236)
As propriedades do item [ http://metadataregistry.org/schema/show/id/80.html ] (54)
Propriedades Manifestação [ http://metadataregistry.org/schema/show/id/79.html ] (213)
Propriedades de trabalho [ http://metadataregistry.org/schema/show/id/77.html ] (232)
Propriedades sem restrições [ http://metadataregistry.org/schema/show/id/82.html ] ( 698 )

Siga os links para ver os detalhes de cada conjunto de elementos .

Perguntas ou comentários sobre o conteúdo dos conjuntos de elementos podem ser endereçados ao Presidente da JSC , Gordon Dunsire [ jschair@rdatoolkit.org ] . Perguntas e comentários sobre a codificação dos vocabulários ou no Registro Aberto Metadados podem ser endereçados à Diane Hillmann [ metadata.maven @ gmail.com ]

Cordial abraço
Sigrid Karin Weiss Dutra
Presidente
Sección América Latina y el Caribe / Latin America and the Caribbean Section
IFLA - International Federation of Library Associations and Institutions / Federación Internacional de Asociaciones de Bibliotecarios y Bibliotecas
presidenteiflalac@gmail.com

Nenhum comentário: