5 de fev. de 2014

Em Aracaju (SE) o empréstimo de livros cresceu 15% em 2013

Fonte: Plenário A notícia agora (Aracaju, SE). Data: 31/01/2014.
URL: www.faxaju.com.br/conteudo.asp?id=177922
Um balanço feito na Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), aponta para o aumento de 15% no número de empréstimo de livros em 2013, comparado ao ano anterior. De acordo com a bibliotecária da instituição, Mírian Elorza, foram contabilizados em 2012, 3.107 empréstimos de livros do Acervo Circulante. Já no ano seguinte, foram registradas 3.637 saídas.
 “A reorganização do espaço cultural, que agora dispõe de banco de dados capaz de viabilizar pesquisas via internet, foi um dos fatores que motivou a realização de empréstimo de livros. Além disso, o trabalho de divulgação também tem servido como incentivador da prática da leitura, uma vez que os cidadãos têm entendido que para escrever bem é preciso também ler bastante”, justificou a bibliotecária.   
Ao realizar o empréstimo de livros do Acervo Circulante, o usuário da biblioteca pode usufruir de até três livros por até 14 dias, sendo passível de renovação por mais 14 dias. Romances, contos, crônicas, poesias da literatura brasileira e estrangeira, além de livros técnicos da área de Direito e de autores sergipanos correspondem ao setor.
A comerciária Célia Maria da Silva é usuária da BPED há mais de um ano e realiza empréstimo de livros constantemente. “Depois que descobri o grande acervo da biblioteca, logo passei a realizar empréstimos. Produções da literatura brasileira, autobiográficos, históricos e policiais são os meus preferidos”, ressaltou a leitora.
Estudante da rede pública estadual de ensino, Mainny Correia, 18 anos, prefere as produções literárias internacionais. “O empréstimo é feito uma vez por semana, em média, usando como critério o tema abordado no livro. Realizei cadastro na BPED há três meses e assim pretendo dispor desse espaço cultural nos próximos meses”, garantiu a estudante, satisfeita com a tranquilidade oferecida na unidade.
Acréscimos constantes
O crescente volume de empréstimos na BPED tem sido comum nos últimos anos. Somente no primeiro trimestre de 2013 foram realizados 809 empréstimos, 26% superior aos dados referentes ao mesmo período de 2012.
Entre os meses de janeiro a março de 2012 foram efetuados 642 empréstimos de livros, sendo 246 em janeiro, 192 em fevereiro e 204 em março. Já em 2013, o número de livros retirados pelos usuários cresceu significativamente. Em janeiro e fevereiro foram contabilizados 280 por mês e em março esse número deu um salto para 305 empréstimos.
Ficha cadastral

O cidadão que deseja realizar empréstimos na BPED deverá se dirigir ao espaço, localizado na Rua Dr. Eduardo Leite, s/n, bairro 13 de Julho, e apresentar um comprovante de residência atualizado e um documento original com foto para preenchimento da ficha cadastral. Os usuários menores de 16 anos deverão, além dos desses itens, apresentar um certificado assinado pelos pais. Mais informações podem ser adquiridas através do (79) 3179-1907. 

Nenhum comentário: