7 de fev. de 2014

Insegurança e medo na Biblioteca Nacional [de Brasília]

Fonte: Portal G1. Bom Dia Brasil. Data: 22/01/2014.
Comentarista lembra que, no país carente de conhecimento, a Biblioteca Nacional da capital fecha por medo, cercada pela droga.
É um caso muito simbólico: no país carente de conhecimento, a Biblioteca Nacional fecha com medo, cercada pela droga. E na mesma esplanada, mesma avenida, que também é endereço do estádio da Copa do Mundo, do Ministério da Saúde, do Ministério da Justiça, do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal, da Presidência da República e até do quilômetro zero do Brasil.
Um lugar de pequenos assaltos para a compra de droga e até de bala perdida. E a biblioteca não se fechou em si de uma hora para outra. Foi crescendo, com pedidos de providências, e providências apenas esporádicas, como bolhas que logo murcham.
Hoje certamente vai estar tudo limpo. Depois de amanhã volta, e volta pior. Estamos falando apenas da Biblioteca Nacional ou estamos falando da insegurança generalizada, que se deteriora há anos, há décadas?

Só neste ano, o impostômetro marca quase R$ 140 bilhões em tributos. Tanto imposto para quê? A Biblioteca Nacional está em um endereço cívico. O medo e a insegurança atingem todos os endereços da cidadania. Para que endereço estamos indo?´

Autoria: Alexandre Garcia.

Nenhum comentário: