4 de mar. de 2014

Bacharel em Ciência da Informação pode fazer concurso para bibliotecário



Bacharel em Ciência da Informação=Bacharel em Biblioteconomia
O Ministério do Planejamento acaba de difundir a Nota Técnica n. 39/2014, da Coordenação de Normas e Procedimentos Judiciais de Pessoal. Por esse documento é aberta a possibilidade do Bacharel em Ciência da Informação assumir, por meio de concurso público, o cargo de Bibliotecário-Documentalista.
No item 25 do referido documento o Ministério apontou que:
“25. Esta Coordenação-Geral já se manifestou sobre caso análogo em Nota Técnica sob nº 56/2012/CGNOR/DENOP/SEGEP/MP, anexa, entendendo-se que o cargo de Bibliotecário-Documentalista poderá sim ser exercido por profissionais detentores de diploma de curso superior em Ciências da Informação, como se pode depreender dos trechos abaixo transcritos:
A consulta cinge-se a analisar a legalidade da posse e exercício da candidata no cargo de Bibliotecária-Documentalista previsto no Edital de nº 029/2009 – PRORH.
(...)
Baseando-se nestas informações, conclui-se que a Ciência da Informação é a área de conhecimento que estuda as propriedades, o comportamento e a circulação da informação, campo de atuação alinhado ao da Biblioteconomia.
(...)
Assim, conclui-se que o cargo efetivo de Bibliotecário-Documentalista somente poderá ser exercido por pessoas detentoras de diploma de curso superior em Biblioteconomia ou Ciências da Informação, sendo que o ingresso de outros profissionais nesse cargo configura evidente infringência à legislação” (grifo no original).
O texto integral do documento está no URL:

Nenhum comentário: