28 de mai. de 2014

Novo número: Datagramazero

Acaba de ser lançado o número de junho de 2014 da revista Datagramazero.
Sumário:
Artigos
1 - A aventura de perceber significados. Aldo de Albuquerque Barreto.
Uma explosão de conteúdos aconteceu no pós-guerra de 1945 mudou o regime de informação existente. Com a condição digital estoques online estoques e fluxos de informação são renomeados "Big Data", são multidirecionados e com condições virtuais em seu desatamento, quando o tempo se próxima de zero, a velocidade se acerca do infinito e os espaços são de vivência pela não presença.
2 - Conhecimentos e Interculturalidade. Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira.
O artigo propõe-se a refletir sobre a necessidade de ampliação e de reconhecimento da diversidade de saberes na esfera pública para a configuração de sociedades efetivamente democráticas. A interculturalidade se apresenta como eixo a partir do qual a mobilização para a superação das desigualdades pode ser consubstanciada, o que impõe a necessidade de reconhecimento e co-habitação cultural de diferentes formas de conhecimento que efetivamente se comuniquem.
3 -  Análises de diferentes conceitos de educação por meio das redes semânticas. Reginaldo Pereira dos Santos Júnior e outros.
O objetivo deste artigo é explicitar as relações entre uma forma de análise quantitativa, com um estudo qualitativo. Conceitos, a partir de suas posições e relacionamentos nas redes de palavras tem sido objeto de estudo nos últimos anos. Neste texto, cognição e linguagem interagem como sistemas complexos, possibilitando a compreensão dos conceitos abordados nas redes, por meio de análise das redes complexas.
4 - Atores e ações de informação em redes sociais na internet. Ronaldo Ferreira de Araújo.
Sobre as redes sociais na internet, a disseminação da informação e a cibercultura à luz da teoria ator-rede para conceber os regimes de informação em ambientes digitais à luz da teoria ator-rede como possibilidade de conceber os regimes de informação digital. Visualiza a possibilidade de diferenciar atores e ações de informação do regime no emprego da pirâmide de engajamento.
5 - Televisão Digital e a Teoria Geral dos Sistemas. Paloma Maria Santos e outros.
O desenvolvimento do modelo brasileiro de Televisão Digital Interativa exigiu um trabalho interdisciplinar. O presente estudo faz uma análise da Televisão Digital Interativa sob a ótica da Teoria Geral dos Sistemas, Como resultado, constata-se que os estudos da Teoria Geral dos Sistemas podem trazer importantes contribuições para praticamente todas as áreas do conhecimento humano, por trazer luz às questões mais profundas de cada uma dessas áreas, por meio da análise de seus diversos componentes e da inter-relação entre eles.

Os artigos podem ser acessados nos URL:

Nenhum comentário: