18 de dez. de 2014

São Luiz do Paraitinga (SP) refaz prédio destruído em 2010 e instala biblioteca

Autoria: José Maria Tomazela.
Fonte original: O Estado de S. Paulo. Data: 17/12/2014.
URL: www.odiario.com/geral/noticia/1247584/sao-luiz-do-paraitinga-refaz-predio-destruido-em-2010-e-instala-biblioteca/
Aos poucos, o centro histórico de São Luiz do Paraitinga (SP), destruído pelas chuvas que inundaram a cidade em janeiro de 2010, vai retomando sua forma original e ganhando vida nova. Nesta quinta-feira, 18, será inaugurada a Biblioteca Nelson Ferreira Pinto em prédio construído no lugar em que ficava uma escola estadual tombada pelo patrimônio histórico do Estado e arrasada pela inundação.
A construção é moderna, mas seguiu as linhas arquitetônicas tradicionais que levaram o centro histórico a ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) vai à cidade do Vale do Paraíba, interior de São Paulo, para a inauguração. A Secretaria da Cultura do Estado investiu, em parceria com a prefeitura, R$ 2,15 milhões na construção e instalação da biblioteca, que será mantida pela administração municipal.
Com 930 m2 de área construída, o novo espaço cultural tem auditório para 90 pessoas, sala de leitura e um elevador. O acervo já tem 2,4 mil livros e computadores à disposição do público.
O projeto, elaborado pela equipe técnica da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico da Secretaria, foi concebido levando em conta o contexto do centro histórico.

O prédio - um sobrado com traços da fachada da antiga escola - reocupou o espaço que a inundação transformou num grande vazio. Segundo a Secretaria, os três pavimentos foram pensados de acordo com as atividades oferecidas pela biblioteca, como salas de leitura, de oficina e de acervo. (...)

Nenhum comentário: