3 de jan. de 2015

Nova biblioteca universitária na França

O conselho regional de Île de France anunciou os arquitetos Elizabeth Christian de Portzamparc como vencedores do concurso para projetar a grande biblioteca do futuro campus Condorcet em Auberbvilliers, região metropolitana de Paris. Pela primeira vez os arquitetos responsáveis pelo projeto de um edifício no campus são selecionados através de um concurso.
“O grande equipamento documental [Grand équipement documentaire - GED] consiste em uma biblioteca do século XXI construída a partir de fundos dos dez membros fundadores do campus, que pretende constituir um conjunto interdisciplinar para pesquisas nos campos das ciências sociais e humanas”, comentam as autoridades da região em seu comunicado.
Com aproximadamente 23.000m², a biblioteca abrigará um milhão de obras. Aberta setes dias por semana, 24 horas por dia, ela contribuirá não apenas para a vitalidade do campus, mas também para a vida do bairro. Serviços – um café, uma livraria, um espaço de exposições – assim como atividades culturais, serão oferecidas aos usuários e habitantes dos bairros vizinhos.
O investimento atingirá a cifra de 110 milhões de euros, dos quais 53 milhões destinados às obras. O conselho regional lançou um outro concurso de projetos para o edifício de pesquisas – de 9.000m² – da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales. A escolha do vencedor será anunciada no final de 2015.
Estes dois equipamentos serão complementados por 50.000m² de equipamentos construídos em parceria público-privado: a sede do instituto nacional de estudos demográficos, um centro de seminários, uma residência para os pesquisadores convidados, um hotel e outros equipamentos de apoio ao campus. Eles constituirão a primeira fase da construção do campus em Aubervilliers, com conclusão prevista para 2018-2019; outro polo de 22.000m² está previsto para Porte de la Chapelle, em Paris. O estabelecimento público de cooperação científica (EPCS) Campus Condorcet coordena o projeto.

Fonte:Romullo Baratto. "Elizabeth e Christian de Portzamparc vencem concurso para biblioteca em Aubervilliers" 02 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado 3 Jan 2015. <http://www.archdaily.com.br/br/759681/elizabeth-e-christian-de-portzamparc-vencem-concurso-para-biblioteca-em-aubervilliers>

Nenhum comentário: