6 de mar de 2015

Biblioteca escolar ameaçada

Abaixo-assinado Contra aprovação do PLC n. 28/2012. A Profissão de Bibliotecário e Biblioteca Escolar Ameaçados.

Para: Senado Federal, Presidente da República Federativa do Brasil

BIBLIOTECA ESCOLAR AMEAÇADA, BIBLIOTECÁRIO SEM TRABALHO!
Contra aprovação do PLC n. 28/2012.
Ao inserir na LDB os artigos 27-A e 27-B, a proposta legislativa exclui as bibliotecas escolares da rede particular de ensino e viabiliza para o empregador a possibilidade de contratar um bibliotecário para atuar em mais de uma biblioteca sem definir o número máximo de estabelecimentos que um profissional poderá atuar. É possível, diante o exposto, afirmar que tal PLC, além de ferir o direito de informação de toda cidadania brasileira, altera de maneira definitiva a Lei n.12.244/10 que se configurou em uma grande conquista para a área.
Assim, conclamamos todos os bibliotecários e cidadãos brasileiros solicitando a não aprovação do PLC n. 28/2012.
Estão votando a favor do projeto que altera a lei de um bibliotecário para cada biblioteca.
Entre as justificativas dos Senhores Senadores, estão que não há número suficiente de bibliotecários e que isso trata-se de um erro atrelar a criação de bibliotecas com um profissional bibliotecário.
E o pior, dizem que o bibliotecários não têm competências para mediar a leitura e o leitor, que suas habilidades aprendidas na Universidade não são suficientes. Inclusive dizem que o correto é manter professores readaptados, técnicos e outros que irão fazer corretamente esse papel.


Nenhum comentário: