8 de nov. de 2015

Belém: Biblioteca Pública Estadual celebra 41 anos da Seção Braille

Fonte: Agência Pará. Data: 6/11/2015.
A Biblioteca Pública Arthur Vianna (BPAV) já conta com mais de 144 anos de existência, e agora em novembro a Seção Braille, voltada para o atendimento às pessoas com deficiência visual, comemora 41 anos de funcionamento. Para celebrar a data, a instituição promoverá uma variada programação, que inclui exposição, concurso de redação, exibição de filmes com áudiodescrição, oficina de capoeira e torneios de dominó e xadrez.
O bibliotecário da Seção Braille e também deficiente visual Pedro Neto explica como será o concurso de redação, competição dirigida a cegos e pessoas com baixa visão. “O tema da redação será o sistema braile, e as composições serão feitas na própria seção, no sistema braile mesmo. Pessoas com baixa visão poderão usar o computador, porém sem o recurso de corrigir o texto, já que os cegos não têm esse recurso no Braille”, explica o servidor.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 11, diretamente na seção. Há 32 vagas para pessoas cegas e 12 para pessoas com baixa visão. O concurso está previsto para os dias 12 e 13, de 9h as 11h, e de 14h às 16h. Após a entrega dos textos, os mesmos serão avaliados por servidores da Fundação Cultural do Pará (FCP).

Além do concurso de redação, a BPAV está preparando uma exposição sobre os 41 anos da Seção Braille, que será aberta no dia 16 e vai até o dia 30, no hall do 2º andar, e é gratuita.

Nenhum comentário: