1 de dez. de 2015

Rio de Janeiro: quatro bibliotecas podem fechar por falta de recursos

Fonte: O Globo (Rio de Janeiro). Data: 23/11/2015.
URL: www.dm.com.br/cotidiano/2015/11/quatro-bibliotecas-parque-podem-fechar-as-portas-por-falta-de-recursos.html
Uma negociação no governo estadual, cujo resultado será conhecido nesta terça-feira, vai selar o destino das quatro bibliotecas-parque do Rio, que podem fechar. Os 150 funcionários das unidades, contratados através do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), já vão entrar em aviso prévio. A crise é grave: dos R$ 20 milhões que deveriam ter sido repassados pelo estado este ano, só R$ 11 milhões foram destinados às bibliotecas.
A estrela do projeto é a Biblioteca Parque Estadual, que ocupa uma construção de 150 mil metros quadrados na Avenida Presidente Vargas, no Centro, e tem acervo de 250 mil livros. O prédio foi reinaugurado em março do ano passado, depois de extenso trabalho de ampliação e modernização.
O último repasse estadual ocorreu em agosto. Sem alternativas, o conselheiro Ricardo Piquet, do IDG, afirmou, nesta segunda-feira, que fizeram o possível para evitar o pior.
— Tentamos ir até o nosso limite e estamos chegando nele agora. Estamos apostando na negociação da secretária estadual de Cultura (Eva Doris Rosental) com o governador (Luiz Fernando Pezão) e a Secretaria de Fazenda. O aviso prévio é de 30 dias, mas pode ser suspenso a qualquer momento — observou.
FUNCIONAMENTO RESTRITO
De acordo com o conselheiro do IDG, a organização social (OS) vai aguardar até esta terça-feira para saber se a negociação com Pezão avançou. Caso os repasses permaneçam suspensos, o IDG começa, a partir de quarta-feira, a reduzir os horários e os dias de funcionamento das bibliotecas. A OS é responsável pela gerência de pessoal, manutenção, equipamentos e pela produção cultural das unidades.
O contrato entre o IDG e o governo estadual foi assinado em 2013, com previsão de renovação em dois anos e tempo máximo de cinco anos na administração do projeto.
As quatro unidades administradas pela OS são a Biblioteca-Parque Estadual (matriz) e as da Rocinha, de Manguinhos e de Niterói. Apesar do atraso no repasse estadual, os funcionários ainda estão com os salários em dia.
A Secretaria estadual de Cultura, que responde pelo projeto, informou que ainda não tem uma decisão sobre o assunto. Só haverá um pronunciamento oficial depois do encontro, na tarde desta terça-feira, com o governador Pezão.

Em abril, também devido a um atraso no repasse de verbas, as unidades já haviam reduzido seu horário de funcionamento. Atualmente, as bibliotecas ficam abertas ao público de terça a sábado, das 11h às 19h. Originalmente, o horário era das 10h às 19h.

Nenhum comentário: