25 de jan de 2016

Acessibilidade em biblioteca pública

O projeto Acessibilidade em Bibliotecas Pública realiza, a partir de 1º de fevereiro, a terceira e última etapa das formações para as equipes das dez bibliotecas participantes. Até o fim de março, será realizada em cada uma destas instituições a oficina “Treinamento Sobre Equipamentos de Tecnologia Assistiva (TA) ”, com carga horária total de 16 horas.
Esta formação visa a capacitação dos colaboradores destes equipamentos culturais, bem como de seus respectivos sistemas estaduais, para o uso dos equipamentos de TA em seu cotidiano; sobretudo para acessibilidade no livro e na leitura. A oficina está vinculada à meta “Acesso à Tecnologia Assistiva”.
Entre novembro e dezembro do ano passado, todas as bibliotecas do projeto receberam equipamentos de TA disponibilizados pelo Acessibilidade em Bibliotecas Públicas, tais como impressoras Braile, linhas Braile e scanners com voz.
Etapas
A primeira etapa da fase de capacitação aconteceu em julho e agosto de 2015 com o curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Módulo Instrumental. A segunda se deu entre setembro e dezembro com a realização de cursos, oficinas e ações sobre a temática do livro e da leitura acessível a todas as deficiências.
As ações estão sob responsabilidade da Mais Diferenças, que é a organização encarregada da execução do projeto do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNPB), da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do Ministério da Cultura (MinC).
Veridiana Negrini

Mais Diferenças / Comunicação
Benedito Sverberi

Telefone: (11) 3881-4610

Nenhum comentário: