6 de jul. de 2016

Arujá (SP) é uma das vencedoras do concurso Acessibilidade em Bibliotecas

Fonte: Tudo em Arujá. Data: 4/07/2016.
URL: http://www.tudoemaruja.com.br/noticia/2016/07/2530/concurso-acessibilidade-em-bibliotecas
Arujá é um dos municípios vencedores do concurso “Acessibilidade em Bibliotecas”, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Com isso, a Biblioteca Alda Martins Soncini será contemplada com equipamentos de tecnologia assistiva que garantem o acesso à leitura para cegos e pessoas com baixa visão.
Ao todo, 62 bibliotecas de 55 municípios foram classificadas. O anúncio ocorreu em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Geraldo Alckmin, da secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, da diretora municipal de Cultura e Turismo, Marilisa Cajueiro, e da bibliotecária Dalva Sabino.
Arujá será contemplada com o Kit 1, composto por computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário e software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA. Além disso, dois servidores municipais participarão de workshops sobre a utilização dos equipamentos.
“Tivemos de preencher uma série de requisitos comprovando que a Biblioteca Municipal está apta ao acesso de pessoas com deficiência e que, portanto, pode receber os equipamentos oferecidos pelo concurso. É uma conquista importante, inclusiva e de garantia de direitos”, afirmou Marilisa.
No anúncio, o governador ressaltou que “todas as obras do Estado hoje têm acessibilidade e estamos dando mais um passo, agora em relação às bibliotecas”. Já a secretária estadual, destacou que “transformar a biblioteca em um espaço de uso público para todas as pessoas, com e sem deficiência, é um grande passo, que associa a educação e a cultura”.

A Biblioteca Alda Martins Soncini fica na Rua São Paulo, nº 110, no Jardim Planalto. O telefone da unidade é o 4653 4042.

Nenhum comentário: