30 de set. de 2016

Biblioteca Municipal de Campinas comemora 70 anos

Fonte: Campinas.com. Data: 26/09/2016.
URL: www.campinas.com.br/cultura/2016/09/biblioteca-municipal-de-campinas-comemora-70-anos-e-traz-exposicao
A Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink”, no Centro de Campinas, comemorou 70 anos de fundação no dia 15 de setembro e, para celebrar, traz ao público a exposição "40 anos da Turma do Gabi”, do ilustrador e quadrinista Moacir Torres.
A "Turma do Gabi" surgiu em 1975, quando o cartunista Moacir Torres teve um sonho com os personagens, e na manhã seguinte começou a dar forma ao Gabi, Geninha, Bacana, Vira Lata Fred, Palhaço Piruquinha, Lorenço e o Gato Malucats. Há quatro décadas esses personagens circulam, em suplementos infantis de jornais, revistas em quadrinhos, em passatempos encontrados em muitas bancas, papelarias e livrarias. Agora surgem em outras mídias como livros, ebooks e animações na internet.
A exposição da Biblioteca Zink tem dois eixos: o que apresenta a evolução dos personagens e das publicações de Moacir Torres e a homenagem de 23 profissionais de peso do traço, como os artistas Mario Cau, Bira Dantas, Spacca, Jal, Mastrotti, Laudo Ferreira, Luke Ross, Pat Menghi, que fazem releituras de seus personagens. (...)
Mais sobre a biblioteca
A Biblioteca Pública Municipal "Prof. Ernesto Manoel Zink" agrupa um acervo diverso e altamente representativo para a história do município. Outro dado importante são os diários oficiais do município que que se encontram encadernados na versão impressa e disponíveis para consulta na biblioteca.
O acervo Braille é outro ponto importante, assim como a diversidade do acervo circulante que tem literatura contemporânea de diversos países e não só os best sellers. O acervo dos periódicos, em especial a parte de quadrinhos, merece destaque: além da variedade e qualidade de publicações, tem também atrelado a esse acervo todo o trabalho de exposições, dia dos quadrinhos, oficinas e outros eventos relacionados.
A biblioteca também apresenta pluralidade de atrações, como convenções de ficção científica, seminários, exposições, campeonatos, saraus, lançamentos de livros, palestras, oficinas, entre outros.
Também há espaço para as novas tecnologias, como a rede Wi-Fi - Campinas Digital, que funciona no interior do espaço e fora dele, que tem atraído muitos usuários com seus notebooks e smartphones. 

Serviço:

“Exposição 40 anos da Turma do Gabi”

Local: Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink”. Av. Benjamin Constant, 1633, Centro - Campinas. (19) 2116 0423

Nenhum comentário: