16 de set de 2016

Cerca de 300 livros acessíveis serão disponibilizados em bibliotecas públicas

Fonte: Portal Brasil. Data: 12/09/2016.
A Casa Brasil sediou, no último domingo (11/9), o lançamento de 25 livros acessíveis, que fazem parte do projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas, do Ministério da Cultura (MinC). A ação foi executada pela Organização Não Governamental (ONG) "Mais Diferenças", selecionada por meio de edital lançado pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN).
O lançamento aconteceu durante o seminário Livro e Leitura para todos: formas e sentidos de ler. O projeto prevê o envio de 300 títulos acessíveis a 10 bibliotecas públicas (dois em cada região do País), incluindo os recém-lançados e 275 obras que já estavam disponíveis no mercado.
"Quase 24% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. O número mostra que essa é a maior das minorias. É preciso criar uma cultura em que a acessibilidade seja vista como um valor", destacou a secretária designada da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Renata Bittencourt.
O seminário contou com mesa redonda entre especialistas e representantes do setor público sobre temas relacionados à produção de livros acessíveis, bem como disponibilização desse tipo de material em bibliotecas públicas, além de oficina sobre o tema. Os participantes compartilharam experiências e estratégias no campo da mediação da leitura para pessoas com diferentes tipos de deficiência.

O debate contou, ainda, com a participação da coordenadora-geral da ONG Mais Diferenças, Carla Mauch. "Temos que unir forças para garantir a democratização do acesso ao livro e à leitura", disse.

Nenhum comentário: