17 de out. de 2016

Biblioteca mais antiga do mundo será aberta ao público



Fonte: Pure viagem. Data: 16/10/2016.
Depois de anos fechada para restauração, a biblioteca mais antiga do mundo está prestes a ser reaberta para o público em geral. Localizada na cidade de Fez, no Marrocos, a Biblioteca Qarawiyyin foi construída no ano de 859, e deve retomar suas atividades até o final de 2016.
O local ficou fechado por três anos, e recebeu uma grande intervenção estrutural. Cercado por pátios e arcos típicos da arquitetura oriental, o edifício ganhou nova pintura, e um reforço nas arcadas milenares esculpidas em madeira. Para preservar ainda mais as obras raras, a biblioteca ainda ganhou um novo sistema de canais subterrâneos, que eliminam boa parte da umidade e evita que os livros e manuscritos sejam danificados.
Apesar de toda a reforma estrutural, o grande destaque a revitalização diz respeito à segurança. Quando for reaberta, a Biblioteca Qarawiyyin ganhará uma sala especial climatizada, com quatro bloqueios que visam preservar a integridade das obras. Calcula-se que o local abrigue mais de quatro mil pergaminhos e manuscritos milenares, incluindo uma cópia do Alcorão escrita no século 9.

Um comentário:

Edna Alves dos Santos disse...

Fascinante! Parabéns ao governo do Marrocos!