19 de jul. de 2011

Pedido de apoio ao Projeto de Lei 387/2011

Prezados colegas,

a mensagem abaixo tem como propósito convidá-lo a apoiar o PLS 387/2011, assim como, solicitar a todos que providenciem a sua publicação nos sítios de suas universidades, instituições, ou listas de discussão. Enfim, solicito que dêem a maior divulgação possível.

Segue a mensagem:

Há poucas semanas foi publicado no blog do Kuramoto a tradução da entrevista concedida pelo reitor da Université de Liège  (ULG), prof. Bernard Rentier, na qual ele descreve com muita propriedade e orgulho os resultados de sua iniciativa de implantar o repositório institucional (RI) de acesso livre (ORBi) daquela universidade. Esta iniciativa foi uma das mais bem sucedidas do Open Access, visto que o repositório institucional daquela universidade, após 14 meses do seu lançamento, registrou cerca de 30.000 referências bibliográficas e mais de 20.000 registros em textos completos.  

Hoje, o ORBi é o RI mais ativo, entre seus similares, no mundo (primeiro do ranking de 1418 RIs). Os pesquisadores da ULG estão começando a ver os benefícios de ter aderido à estratégia da via Verde do OA, tanto em termos de aumento de citações  e de prestígio, quanto em termos da emoção de ver alguns de seus artigos mais velhos começarem, como diz Rentier, “a viver uma nova vida”.

No Brasil, o senador Rodrigo Rollemberg apresentou, no início de Julho/2011, o projeto de lei 387/2011, que tem objetivo similar à política adotada pela ULG. A grande diferença é que Rentier empreendeu uma política local de acesso livre, válida apenas para a ULG, enquanto o PLS 387/2011 propõe, nos mesmos moldes, uma política nacional de acesso livre, válida para todas as universidades e instituições de pesquisa públicos brasileiras. ). Nos países ou instituições onde a a política de acesso livre foi adotada, os portais de periódicos científicos não foram desativados, ambas as iniciativas convivem pacificamente. Ambas as iniciativas são complementares.

É importante esclarecer que este PLS não propõe um novo mecanismo de comunicação científica. A idéia é manter a mesma rotina de publicação de artigos, complementando-a com o depósito desses artigos em um RI.

Assim, solicitamos o seu apoio a este PLS, que poderá ser efetivado inserindo sua assinatura nesta petição pública

Antecipadamente agradeço a atenção e eventual providências.

Atenciosamente.
--
Hélio Kuramoto
Doutor em Ciência da Informação
Telephone number: 1 480 343-2493
1522, E Southern Apt 1073
Tempe, AZ 85282
Nota do blog:
A petição pública pode ser assinada no URL: http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N12168
Colabore para que o acesso livre à informação científica tenha sucesso em nosso país.
Murilo Cunha

Nenhum comentário: