10 de ago de 2011

Datagramazero de agosto de 2011


O DataGramaZero de AGOSTO 2011raz os seguintes artigos:

t1 - Redes sociais na pesquisa científica da área de ciência da informação por Leilah Santiago Bufrem e Tidra Viana Sorribas

Resumo
: Estudo sobre as redes sociais como tema das pesquisas na literatura periódica em Ciência da Informação do Brasil. A pesquisa sobre o tema redes sociais, enquanto objeto privilegiado deste estudo, volta-se ao processo evolutivo do conhecimento no domínio da CI, analisado principalmente em relação ao contexto tecnológico contemporâneo. 

2 -  Web colaborativa: inovação na criação, proteção e uso legal de informação        por Elizabeth Roxana Mass Araya e Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti

Resumo
: No mundo contemporâneo, a Internet propicia o desenvolvimento de uma Web Colaborativa em que a descentralização e compartilhamento da informação e do conhecimento geram novas configurações culturais de representatividade crescente nos fluxos informacionais.

3 - A construção de bibliotecas comunitárias e o desejo de acessar: sentidos em movimento por  Gustavo Grandini Bastos e Lucília Maria Sousa Romão

Resumo
: O trabalho quer refletir sobre o tema bibliotecas comunitárias, destacando especialmente três eixos de abordagem: seu surgimento como indício de ruptura com as práticas oficiais de implantação de unidades informacionais e de distribuição de livros; sua inscrição no Brasil e nos países africanos como efeito de acesso de sujeitos da comunidade que passam a ter um espaço de expressão de sua voz; e sua constituição como aposta de uma nova forma de produção e circulação de discursividades.  

4 - Trabalho comunitário: uma leitura dos fatores restritores e propulsores  por  Sady Vaz da Silveira Filho

Resumo
: O estudo busca uma leitura  dos elementos da gestão, presentes na concepção, instalação, desenvolvimento e consolidação do trabalho comunitário, seus pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades de melhoria na execução dos mesmos.

5 - Marketing informacional em unidades de informaçãopor  Edna da Silva Angelo e Fabricio Ziviani

Resumo
É mostrada a aplicação da teoria do Marketing Informacional como recurso gerencial para Unidades de Informação . Foi realizado um diagnóstico do ambiente externo e interno à Biblioteca. Com os conceitos e o cenário situacional devidamente compreendido, a verificou-se uma gestão orientada por estratégias do Marketing Informacional.
.

6 - A Memória Organizacional no Contexto da Engenharia do Conhecimentopor  Héctor Andrés Melgar Sasieta e Fabiano Duarte Beppler e Roberto Carlos dos Santos Pacheco

Resumo
A memória organizacional pode ser definida como um sistema que armazena as experiências vividas da organização. É o conhecimento de como fazer as coisas, a forma de abordar os problemas e questões.  A engenharia do conhecimento fornece um conjunto de ferramentas que podem ser usadas para a aquisição, organização e recuperação do conhecimento .

7 - Informação, ação política e desenvolvimento humanopor  Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira

Resumo
Discute-se o papel fundamental da informação para a ação política, em contextos democráticos que visam o desenvolvimento humano. Desenvolvimento humano compreendido,como o processo de expansão das liberdades reais que as pessoas desfrutam para escolher o tipo de vida que desejam levar.

------------------------------------------------------------------------------------

Ainda, no DZG de AGOSTO 2011  temos a recensão dos livrosRedes sociais e colaborativas em informação cientifica e Atores em rede olhares luzo-brasileiros. Os LINKS remetem a sites relacionadas com os artigos deste número.  Em Colunas o texto: O todo e a parte por Aldo de Albuquerque Barreto.

O DataGramaZeroestá disponível em:
de AGOSTO de 2011
http://www.datagramazero.org.br/
http://www.dgz.org.br/
 

Nenhum comentário: