9 de ago. de 2011

Portal da Encyclopædia Britannica em português

Fonte: CAPES. Data: 11/08/2011
URL: http://www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/36-noticias/4741-lancado-oficialmente-o-portal-britannica-escola-online

As comemorações dos 60 anos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) também foram marcadas pelo lançamento oficial do portal Britannica Escola Online. Trata-se de um portal de aprendizagem digital todo em português com conteúdos de uma das mais conhecidas e conceituadas editoras do mundo. O conteúdo já está disponível para os estudantes do ensino fundamental, matriculados em escolas públicas de todo o país.
De acordo com o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, o portal Britannica Escola Online reforçará de maneira significativa a educação no Brasil no nível fundamental. "Estamos seguros que este novo acervo será extremamente útil a todas as escolas públicas", afirmou. Para Guimarães o grande mérito da iniciativa é não apenas a tradução dos conteúdos da Enciclopédia, mas sua ampla adaptação à realidade brasileira.
O diretor de Desenvolvimento de Negócios para América Latina e Caribe da Encyclopaedia Britannica, Dirk Halbach, reforçou a importância da ferramenta no auxílio aos professores da educação básica. "A enciclopédia não ensina sozinha, mas ajudamos quem ensina. A tecnologia pode ajudar, não há como negar, no entanto para promover as transformações educacionais precisamos trabalhar juntos, com educadores e gestores", explicou.
Segundo Halbach, a criação do portal é apenas o começo. "Temos que garantir agora o acesso a todos os estudantes do Brasil. Trabalharemos para treinamento e capacitação constante das escolas públicas envolvidas", concluiu.
O portal Britannica Escola Online já conta com 2.500 artigos, que podem serão constantemente renovados. Há conteúdo em texto, fotos e imagens, que poderão ser utilizadas para agregar a pesquisas e planos de aula. O site também possui uma série de recursos interativos, como atlas, vídeos e jogos interativos que complementam o que o professor ensina em sala de aula.

Nenhum comentário: