29 de set. de 2011

Biblioteca Cromwell de Carvalho reabre

Biblioteca Cromwell de Carvalho reabre
Fonte: 180 Graus. Data: 29/09/2011.
URL: http://180graus.com/geral/biblioteca-cromwell-de-carvalho-reabre-nesta-segunda-461114.html
A Reabertura é às 10h30 dentro da programação de atividades que celebram o dia do Piauí
Após uma extensa reforma, a reabertura da Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho acontece na segunda-feira (3), às 10h30, dentro da programação de atividades que irão celebrar o Dia do Piauí (19 de Outubro). Ligada à Fundação Cultural do Piauí (Fundac), a Biblioteca ganhou climatização, acessibilidade, novo material de pesquisa e novas instalações hidráulicas e elétricas, que incluem acesso à internet wireless.
Para a presidente da Fundac, Bid Lima, a importância da Biblioteca é imensurável. “Estamos devolvendo para a população um espaço praticamente novo, completamente reformado, com livros novos e internet. Esperamos que todos possam aproveitar as instalações da Biblioteca Cromwell de Carvalho para estudar, para ler, pesquisar e para o lazer, já que o espaço contará com uma área onde poderão ser feitas intervenções culturais”, afirmou a presidente.
Uma das grandes novidades é que a internet sem fio estará disponível em um raio de 200 metros em torno da biblioteca, o que proporcionará acesso, inclusive, a partir da Praça do Fripisa.
Outra mudança será relacionada ao acesso aos livros, com um novo conceito de biblioteca viva. “O acesso ao acervo, que ficará concentrado em apenas duas salas, passa a ocorrer somente através dos funcionários. Com isso, teremos aqui cinco salas de leitura, além do salão central. Parte dos livros ficará em estantes que funcionam como expositores, com a capa exposta, como obras de arte. Também teremos estantes e mobiliário móvel, o que vai permitir a transformação dos espaços de acordo com as atividades desenvolvidas”, informa Gleydson Santos, diretor da Biblioteca.
Segundo ele, a ideia é proporcionar aos usuários eventos como lançamento de livros, saraus culturais e, futuramente, serviços de extensão universitária e até cursos e capacitações. Além das salas de leitura, a biblioteca reabre a sala de periódicos e terá ainda um auditório e uma sala infantil, com o objetivo de promover atividades lúdicas. Para as crianças, também está programada a realização de visitas acompanhadas.
“Esperamos que a movimentação na Biblioteca seja intensa, afinal, mesmo fechada por tanto tempo, diariamente as pessoas param por aqui e perguntam quando reabriremos. Agora, temos a resposta”, declarou Gleydson.

Nenhum comentário: