15 de out de 2011

Biblioteca Clodomir Silva expõe ‘Arte em Vidro’

Fonte: Infonet. Data: 14/10/2011.
URL: http://www.infonet.com.br/cultura/ler.asp?id=119579&titulo=cultura
A biblioteca é um espaço para se cultivar a leitura ao máximo, mas, isso não quer dizer que aquele ambiente não possa valorizar outras artes. Pensando em navegar por diferentes manifestações artísticas, a Biblioteca Municipal Clodomir Silva, uma das unidades da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), lançou a exposição ‘Arte em Vidro’, do artista plástico Wellington de Oliveira de Farias.
A iniciativa, que está em cartaz no hall da instituição desde o dia 10, tem o objetivo de divulgar o trabalho artístico de moradores do bairro Siqueira Campos e região. Na última quinta-feira, 13, alunos do Colégio Unificado visitaram a exposição.
Entre objetos de pequeno porte (como porta-retratos, aquários personalizados e caixas) e outros maiores (como barcos, castelos e até uma homenagem à própria Orla de Atalaia), Wellington realiza de tudo o que vier na sua imaginação. “Comecei a ter aptidão por esta arte quando morava em Indaiatuba (SP), em 2009. Vi colegas da fábrica onde trabalhava reaproveitando materiais e pensei que poderia fazer a mesma coisa com vidro. Desde então, passei a fazer vários objetos por conta própria e, aos poucos, minha arte foi chamando a atenção das pessoas”, afirmou o artista.
Para fazer suas esculturas, Wellington usa apenas óculos e cortador especial, além de muita criatividade. “Não gosto de usar luvas, pois deixam marcas no objeto. Por causa disso, vivo me cortando. Mas, já me acostumei, pois faço isso há mais de dois anos”, afirmou.
Iniciativa e aprendizado
Para o diretor da biblioteca, Tarcísio Bruno, essa iniciativa é uma forma de aproximar ainda mais os moradores do bairro. “A comunidade precisa se apropriar deste espaço, e essa apropriação só vai se dar quando eles se sentirem pertencentes à biblioteca. Divulgar a arte de um morador do Siqueira Campos é uma maneira de dizer aos demais moradores: ‘Vocês também fazem parte disso e constroem conosco’. Para isso, a coordenadora de extensão, Maria José Sá, e eu saímos pelo bairro à procura de qualquer morador que trabalhe com algum tipo de manifestação artística. Wellington é o artista que inaugura essa nossa iniciativa de transformar a biblioteca em um novo centro cultural”, disse Tarcísio.
A Clodomir Silva também recebeu a visita dos estudantes do Colégio Unificado, que conheceram o espaço da biblioteca, observaram as esculturas de vidro e participaram do projeto semanal ‘Hora do Conto’, no qual foi abordado o tema ‘reciclagem’. Segundo a coordenadora de extensão da instituição, Maria José Sá, a discussão foi providencial, já que aconteceu paralelamente à exposição, na qual podem ser observadas possibilidades de reaproveitamento de materiais através das obras de Wellington.
Endereço:
Exposição
Biblioteca Municipal Clodomir Silva
Rua Santa Catarina, nº 314. Bairro Siqueira Campos.
Aracaju, Sergipe

Nenhum comentário: