5 de out. de 2011

Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho com novidades

Biblioteca estadual Cromwell de Carvalho com novidades
Fonte: 180 Graus. Data: 4/10/2011.
URL: http://180graus.com/cultura/biblioteca-estadual-cromwell-de-carvalho-com-novidades-462343.html
Fechada desde 2009, a Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho, que costumava receber até 2 mil pessoas por mês, foi reaberta na manhã de segunda-feira (03), a partir das 11 horas. Localizada na Praça do Fripisa, o acervo do espaço é de mais de 50 mil exemplares, entre títulos bibliográficos, literatura, periódicos e material técnico. O principal público atendido pela Biblioteca são os concurseiros, seguidos pelos estudantes secundaristas e pesquisadores.
Segundo Gleydson Santos, diretor da biblioteca, a Cromwell de Carvalho adotará o conceito de Biblioteca Viva, que vislumbra as bibliotecas não mais como um espaço restrito à busca de livros, mas sim como um espaço de entretenimento. "Em outras palavras, a biblioteca de hoje busca agregar serviços para a comunidade. Além de servir como um espaço para leitura, também utilizaremos o espaço para a promoção de eventos, tais como o lançamento de livros e a realização de saraus", argumenta.
Além de um acervo expressivo, a biblioteca irá disponibilizar o acesso gratuito à internet. Por meio da conexão sem fio (wireless), os visitantes poderão realizar pesquisas online, bem como utilizar os serviços de busca para outros fins. "A internet estará disponível, inclusive, em um raio de 200 metros em torno da biblioteca, o que proporcionará acesso livre a partir da Praça do Fripisa", ressalta o diretor. Para a presidente da Fundação Cultural do Piauí (FUNDAC), Bid Lima, a reabertura da biblioteca é de suma importância. "Estamos devolvendo para a população um espaço praticamente novo, completamente reformado, com livros novos”, afirma.
O gasto com a reforma chegou a R$ 500 mil apenas para o mobiliário do espaço. O evento contará com a presença do governador do estado, Wilson Martins e a presidente da Fundação Cultural do Estado do Piauí (FUNDAC), Bid Lima.

Nenhum comentário: