13 de out. de 2011

Biblioteca Pública Benedito Leite realiza curso de capacitação

Objetivando qualificar profissionais para desenvolverem trabalhos de planejamento e administração de unidades de bibliotecas públicas municipais maranhenses, será realizado na segunda-feira (17), das 8h às 12h e das 14h às 18h, o curso de Capacitação de Gestores de Bibliotecas, no auditório da Casa de Cultura Josué Montello, Rua das Hortas, 327- Centro.
O curso capacitará gestores e técnicos que estão nas bibliotecas municipais instaladas pelo Governo do Estado, no Programa Livro Aberto, do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secma).
O curso é dirigido a um público alvo de 40 profissionais da área, entre bibliotecários, mediadores de leitura e gestores de bibliotecas públicas municipais e terá 40 horas/aula, ministrado por bibliotecários especialistas em leitura e formação de leitores e automação de bibliotecas, com experiência na área de implantação e organização de bibliotecas.
Durante o curso, os participantes receberão técnicas e conhecimentos para desenvolverem trabalhos de planejamento e administração de unidades de informação; formação e organização de acervos; orientação nas pesquisas escolares; atendimento ao usuário; elaboração de projetos; tratamento técnico do acervo; uso do software Biblivre e desenvolvimento de atividades de incentivo à leitura e formação de leitores.
Segundo a diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL) e coordenadora do programa Biblioteca Dinâmica no Maranhão, Rosa Maria Lima, o curso é necessário para treinar e capacitar pessoal, gestores de bibliotecas para desenvolverem trabalhos nas bibliotecas que já foram implantadas no interior do estado, por meio da Secma/MinC.
"Esse é o primeiro de três cursos que estaremos realizando para oferecer conhecimentos técnicos a esses profissionais. A próxima etapa desse trabalho é a supervisão de bibliotecas, quando serão desenvolvidas atividades de supervisão nas 20 bibliotecas públicas contempladas com o Programa Livro Aberto do Ministério da Cultura", informou.
Cada biblioteca municipal implantada pelo programa recebeu mais de três mil livros doados pelo MinC e Secma para formação do acervo bibliotecário.
O Projeto "Biblioteca Dinâmica" do Ministério da Cultura visa promover um conjunto de ações necessárias para que equipamentos culturais possam atuar de maneira integrada e eficiente nos municípios maranhenses que tiveram suas Bibliotecas Públicas recentemente instaladas. Será desenvolvido em três etapas, entre outubro de 2011 a maio de 2012, em 20 municípios maranhenses, visando incrementar o funcionamento dinâmico e eficiente das bibliotecas.

Nenhum comentário: