1 de out de 2011

Exposição na Biblioteca Pública dos Barris retrata Jorge Amado como jornalista

Exposição na Biblioteca Pública dos Barris retrata Jorge Amado como jornalista

Fonte: Brasil Wiki. Data: 29/09/2011.

URL: http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=46258

 Até o final de outubro, o público pode conferir duas exposições que movimentam o Setor de Periódicos da Biblioteca.
Ainda em comemoração ao Dia da Imprensa (10/9) e ao Centenário de Jorge Amado (1912-2012), o Setor de Periódicos da Biblioteca Pública do Estado (Barris) prorrogou até o dia 31 de outubro a exposição dos títulos do acervo de periódicos raros, valiosos e contemporâneos sobre a atuação de Jorge Amado como jornalista.
São textos escritos pelo escritor em atividade jornalística para a seção Hora da Guerra, do jornal O Imparcial, datados da década de 1940, além das revistas A Cigarra, Nossa América, Isto É e Marie Claire, que destacam o autor em suas reportagens e entrevistas, nas décadas de 1960 a 1990.
“Os periódicos são documentos primários, fonte inesgotável de informações, onde estão registrados fatos do cotidiano, do passado e do presente, que servirão de instrumento de pesquisa para o futuro”, destaca Arlete Sodré Nunes, subgerente do Setor de Periódicos da Biblioteca.
Para além da exposição, Arlete Nunes informa que possui um acervo grandioso onde são encontrados periódicos dos séculos XVIII e XIX até a presente data. Segundo a subgerente a seção é composta pelos setores de Jornais Correntes, Revistas Correntes, Recortes e Periódicos Raros e Valiosos, além de uma sala de exposições onde a cada mês são expostos periódicos de seu acervo, com uma temática específica.
Origami – Outra exposição no Setor de Periódicos valoriza o trabalho de artistas que reutilizam o papel jornal para a confecção de materiais decorativos, os origamis. Como uma idéia na cabeça e papel nas mãos de repente surge uma baleia, uma flor, um pássaro, um avião... É Origami, a arte japonesa de dobrar o papel. A Biblioteca Pública do Estado (Barris) está sediando no Setor de Periódicos, até o final de outubro, a exposição Arte Origami com objetos feitos pelos artistas Isis Fófano Gama, Echel Antonio da Silva Perez e Carolina Vieira Pinto, estudantes da UFBA, com papel reciclado.
Serviço:
Quando: Até dia 31 de outubro, das 8h às 17h
O que: Exposições - Jorge Amado Jornalista e Arte Origami
Onde: Setor de Periódicos da Biblioteca Pública do Estado – Barris
Salvador, Bahia

Nenhum comentário: