9 de nov. de 2011

Biblioteca renova parcerias e investe em interatividade

Fonte: Agencia Senado. Data: 8/11/2011
Autor: Paulo Cezar Barreto.
Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (7) na Biblioteca do Senado em comemoração aos 36 anos da Rede Virtual de Bibliotecas (RVBI), representantes da Câmara dos Deputados, do Supremo Tribunal Federal, do Ministério da Justiça e de outras dez instituições assinaram Termo de Cooperação Técnica dando continuidade ao compartilhamento de seus recursos bibliográficos. A Biblioteca do Senado, coordenadora da RVBI, forma com as bibliotecas conveniadas um banco de dados conjunto de mais de 900 mil livros, periódicos e documentos, constituindo-se no maior acervo de ciências sociais da América Latina.
A diretora da Biblioteca do Senado, Simone Bastos Vieira, lembrou que as 14 instituições da RVBI podem consultar acervos umas das outras e emprestar livros entre si. Ela explicou a trajetória dos sistemas de automação da Biblioteca do Senado, que começaram em 1975 e passaram por inúmeras transformações adaptando-se a questões como o Bug do Ano 2000 e o advento da internet - no futuro próximo, o foco será na integração do usuário com o catálogo.
- O usuário vai nos dizer: esse livro é bom, esse livro não é bom. Vai compartilhar essas ideias. Nós vamos colocar informação digital, textos completos da melhor forma possível - disse Simone Bastos, que também previu que outras bibliotecas possam entrar na rede.
A diretora-geral do Senado, Dóris Peixoto, destacou a modernização da gestão dos acervos públicos, que, em sua avaliação, constituem patrimônio de valor incalculável, e o 1º secretário do Senado, Cícero Lucena (PSDB-PB), espera que em pouco tempo o próprio conteúdo do acervo esteja disponível para consulta pela internet.

Nenhum comentário: