26 de jan de 2012

Servidores da Unemat participam de capacitação para operar novos sistema de bibliotecas


Fonte: O Documento (Cuiabá, MT). Data: 20/01/2012.


Os servidores que atuam nas bibliotecas regionais dos campi da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) participaram nesta semana de um curso de capacitação para operar o novo sistema de gestão e gerenciamento do acervo bibliográfico da instituição.

O Sistema de Gestão de Acervo, Empréstimo e Colaboração para Bioblioteca (Gnuteca) em implantação é desenvolvido pela empresa Solis, do Rio Grande do Sul, e faz parte da construção do sistema de gestão acadêmica da Unemat e utiliza a plataforma de software livre. Além do Gnuteca, a empresa também estará desenvolvendo para a instituição o Sistema Aberto de Gestão Unificada (Sagu) que deve ser totalmente implantado até meados deste ano.

Na capacitação de 40 horas para os servidores das bibliotecas, o instrutor da Solis, Paulo Koetz, repassou o funcionamento e a forma de operacionalizar o sistema que vai funcionar de forma integrada com todas as bibliotecas da Unemat. O novo Gnuteca vai permitir que a comunidade acadêmica possa entre outras coisas, consultar o acervo, fazer reservas de obras, receber comunicados por e-mail sobre novos materiais e/ou materiais em atraso.

Outra novidade no sistema Gnuteca é a maior interatividade com redes sociais e também com uma nova remodelagem visual que buscam facilitar o acesso do usuário. Além disso, como o sistema vai permitir acesso a materiais em formato digital que estão disponíveis na internet.

A previsão é que o novo Gnuteca seja implantado inicialmente na biblioteca do campus de Cáceres ainda em fevereiro deste ano, e em seguida em todos os outros campi. No treinamento, estiveram participando servidores de Cáceres, Tangará da Serrra, Barra do Bugres, Pontes e Lacerda e Sinop. Os demais campi receberão o treinamento no momento de implantação e migração do banco de dados das bibliotecas para o novo sistema.

O vice-reitor Dionei José da Silva, que esteve conversando com os servidores lembrou que a Unemat vem investindo esforços no sentido de melhorar a gestão e garantir cada vez mais qualidade, mas que esse é um processo de construção que só se faz com a participação de todos. Ele afirmou que este é o momento de cada servidor contribuir e apontar os problemas e também sugestões para que as melhorias ocorram.

A Pró-reitoria de Ensino e Graduação, que está à frente dessas mudanças na instituição, lembra que as dúvidas e dificuldades que forem surgindo estão sendo sanadas a fim de garantir uma prestação de serviço com melhor qualidade. Além do sistema de bibliotecas, as matrículas e também a gestão acadêmica também sofrerão mudanças para facilitar a vida da comunidade acadêmica

Nenhum comentário: