14 de fev de 2012

Acúmulo de lixo faz com que Biblioteca Central da UnB feche

Fonte: Mais Comunidade. Data: 13/02/2012.

URL: http://www.maiscomunidade.com/conteudo/2008-05-19/brasilia/124829/ACUMULO-DE-LIXO-FAZ-COM-QUE-BIBLIOTECA-CENTRAL-DA-UNB-FECHE.pnhtml

Com movimento diário de 2,5 mil usuários no mês de janeiro, a Biblioteca Central (BCE) da UnB sofre há pelo menos cinco semanas com o acúmulo de lixo e a falta de limpeza em suas instalações. A situação chegou a tal ponto que a direção do órgão decidiu suspender as atividades no último final de semana.
"Apesar do fechamento ir contra a nossa política, adotamos essa medida restritiva para preservar o conforto dos usuários, que estão reclamando das condições higiênicas do prédio, especialmente os banheiros", justificou Neide Aparecida Gomes, diretora em exercício da BCE. Os problemas começaram no início do mês, quando o número de funcionários foi drasticamente reduzido em decorrência dos problemas trabalhistas envolvendo a empresa AST, que presta o serviço em toda a universidade.
ROTINA
A limpeza da Biblioteca é tocada, diariamente, por duas equipes - com 11 pessoas cada - que se alterna em turnos que vão das 7h às 16h e das 18h às 6h. É durante a madrugada que os banheiros e todas as dependências do prédio são lavados, aproveitando a ausência de pessoas. No horário de funcionamento, o espaço é varrido e o lixo, recolhido.
"Acontece que, por causa do não-pagamento de salário e vale-transporte, as equipes da limpeza na madrugada pararam de vir e o número de funcionários do dia caiu de 11 para menos de quatro, prejudicando a manutenção", explicou Neide. "Desde então, a manutenção tem sido superficial", acrescentou.

Nenhum comentário: