20 de fev de 2012

Reforma da biblioteca municipal de Volta Redonda termina em maio

Fonte: Diário do Vale. Data: 19/02/2012.
URL: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,53121,Reforma%20da%20biblioteca%20municipal%20de%20Volta%20Redonda%20termina%20em%20maio.html#axzz1mvWJyDkp
Fechada desde janeiro de 2010, a Biblioteca Municipal Raul de Leoni, em Volta Redonda, finalmente será reinaugurada. A reforma, que duraria quatro meses, acabou se prolongando e chegando a dois anos. De acordo com o presidente do IPPU-VR (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda), engenheiro Juvenil Neves Teixeira, as obras deverão ser concluídas em maio. A autarquia é responsável pela elaboração do projeto e acompanhamento da reforma.
- Ao longo da construção, algumas alterações e ajustes técnicos foram necessários, o que contribuiu com o atraso na entrega - explicou Teixeira, justificando a data.
Mas, segundo o presidente do IPPU, a demora na conclusão da reforma teve como principal razão a troca de construtora. A empresa responsável pela obra enfrentou problemas e não pôde levar o contrato adiante. Por isso, o processo precisou ser paralisado por cerca de 40 dias.
- A lentidão foi causada, primeiro, pelas dificuldades técnicas da empresa. Depois, com a decisão de cessar o contrato, foi preciso iniciar um novo processo de contratação para a segunda empresa. Por isso, acabou demorando um pouco mais. Hoje, a construtora corresponde bem às nossas expectativas - acrescentou.
Atualmente, a obra se encontra em fase de conclusão. Entre 10 e 15 operários estão trabalhando no chamado acabamento, em que são feitos serviços como limpeza e pintura. No momento, o prédio também está sendo preparado para receber o elevador, uma das novidades do novo projeto.
- A instalação de um elevador também requer um tratamento especial. Foi preciso contratar uma empresa especializada nisto para que tudo ocorra de modo a oferecer total segurança aos usuários da biblioteca - afirmou Teixeira.
O elevador, inclusive, faz parte de uma característica marcante da "nova biblioteca": a acessibilidade.
- Hoje todos os projetos que nascem no IPPU têm esse item.
De acordo com Jessé Holanda Cordeiro Júnior, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e responsável pela coordenação e concepção do projeto e reforma da Biblioteca Municipal, o grande objetivo é entregar para a população de Volta Redonda um novo espaço cultural, além de melhorar a qualidade e a quantidade do acervo.
- Serão investidos na obra cerca de R$ 2 milhões, entre verbas estaduais e municipais, sendo que a maior parte do investimento virá do Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (Padem). Haverá a aquisição de novos livros e será feita uma política de descarte dos exemplares antigos, que serão substituídos por novos. Também haverá a instalação de ar refrigerado em todas as dependências do local - afirmou Jessé

Nenhum comentário: