29 de mar de 2012

100 mil gravações de shows. Tudo livre

Fonte: O Estado de S. Paulo. Data: 28/03/2012.

URL: http://blogs.estadao.com.br/tatiana-dias/100-mil-shows-ao-vivo-tudo-livre/

Autora: Tatiana de Mello Dias.

O Internet Archive acaba de atingir a marca de 100 mil gravações de shows ao vivo. Tudo em domínio público. Estão ali shows de artistas como Smashing Pumpkins (com 902 gravações), Jack Johnson (138), Matisyahu (265) e Grateful Dead (com inacreditáveis 8,6 mil gravações).
É que o Grateful Dead foi o pioneiro nesse tipo de registro. Eles começaram nos anos 60 uma prática que hoje é corriqueira: permitiram que os fãs gravassem suas apresentações. A única exigência era que o registro não fosse usado para fins comerciais.
 (Vale lembrar: o compositor do Grateful Dead, John Perry Barlow, foi um dos fundadores da Eletronic Frontier Foundation, uma das principais organizações que lutam por liberdade na web)
A prática se tornou corriqueira e chegou a outras bandas. Barlow adaptou a permissão de se gravar à web. Em 2002 o site que armazenava as gravações (o eTree.org) se tornou parte do Internet Archive. A proposta foi ousada: o Archive ofereceu ao projeto “armazenamento ilimitado, banda ilimitada, para sempre, de graça”.
Hoje a coleção completa, com registros ao vivo de 5,2 mil bandas, tem 112TB de música.

Nenhum comentário: