26 de mar de 2012

A nova cara da Wikipedia no Brasil

Fonte: Globo. Data: 22/03/2012.

Oona Castro vai levar sua experiência de mais de quatro anos como coordenadora do Overmundo para a Wikipedia. A jornalista será a responsável pelo escritório da Wikimedia Foundation no Brasil, que deve entrar em atividade nos próximos seis meses. A vivência no Overmundo, um site de cultura colaborativa, será aplicada na busca de formas de incentivar o uso da enciclopédia online, também construída de forma coletiva por qualquer um interessado em colaborar. O projeto, que parecia utópico quando foi lançado por Jimmy Wales e Larry Sanger em 2001, hoje se tornou uma das principais referências de informação na internet - basta ver a frequência com que aparecem seus verbetes na primeira página de buscas do Google.
Com mais de 716 mil verbetes, a Wikipedia em português está entre as dez maiores do mundo. Em termos de visualizações de páginas, o Brasil está em nono lugar com 2,6% do total global. Os EUA lideram com 24,3%, seguidos por Alemanha (7,4%) e Japão (7,4%). Há espaço para crescimento tanto nesse quesito quanto no destino dos internautas quando entram na Wikipedia por aqui: 15,4% deles preferem ler artigos em inglês, muitas vezes mais completos que os produzidos em nosso idioma. Em Portugal esse número sobe para 37,4%.
Em entrevista ao GLOBO, Oona explica quais são as metas da fundação com o escritório no Brasil e como pretende alcançar esses objetivos. Para o coletivo de voluntários da Wikimedia Brasil, grupo de editores mais ativos no país, “a vinda da Wikimedia Foundation facilitará parcerias com diversas entidades voltadas ao ensino, não apenas universidades, como editoras, secretarias de ensino, centros culturais, empresas de software, entre outros”.
Como está o processo de abertura do escritório da Wikimedia Foundation em São Paulo?
Estou sendo contratada como consultora da Wikimedia Foundation. Vou ajudar a implementar o escritório no Brasil, me engajar em atividades com a comunidade e fazer todo o planejamento. A expectativa é que assim que tivermos o escritório no país eles revisem meu status para um cargo de coordenação ou direção. Isso deve acontecer em seis meses. Agora está no momento de passar pelas burocracias, pedir CNPJ, criar estatuto, falar com Receita Federal, INSS, etc.
Os usuários vão sentir uma diferença?
É um processo. O escritório, pelo que eu entendo, nem precisa existir para sempre. A ideia é formar uma equipe para criar projetos e um programa de fortalecimento da Wikimedia de modo geral. A Wikipedia é o projeto mais conhecido, mas a Wikimedia Foundation tem também o Wikibooks, Wikiversity, Wikitionary, Wikiquotes, Wikinews, Wikisource e o Commons, que é o repositório de imagens usados nos sites parceiros.
Me parece que o Brasil tem um potencial muito grande de crescimento, com a popularização da banda larga, maior participação das pessoas na internet, melhor formação. Não precisa ser especialista para colaborar com a Wikipedia, mas as pessoas precisam se sentir a vontade, ou estimuladas a fazer isso, então um ambiente com mais oportunidade de estudo e formação ajuda.
Como funcionam as entranhas da Wikipedia? A publicação e edição são livres, mas existe uma moderação, certo?
A fronteira não é entre países, mas idiomas. Qualquer um pode editar, mas existem voluntários que fazem parte da construção da Wikipedia, e outros projetos da Wikimedia, pois contribuem com mais frequência. É um processo no qual o conjunto de pessoas torna o conteúdo mais apurado e preciso. Editar os artigos é muito simples, o mais complicado é aprender a se comunicar lá dentro, se comportar na comunidade e avaliar o conteúdo.
Existem procedimentos para editar. Uma informação que não tenha fontes não deve ser usada, pois a Wikipedia não é fonte primária. Pesquisas científicas inéditas, por exemplo, devem ser publicadas nos sites especializados e só depois referenciadas na Wikipedia. Também há o conceito de notoriedade, pois não interessa ao usuário um artigo sobre a sua avó ou a loja do seu tio. No segundo caso, o verbete pode ser considerado spam e será deletado. São princípios e regras que devem ser seguidos.
Como a Wikipedia em português pode melhorar?
Precisamos criar formas de fazer com que as pessoas conheçam a Wikipedia e percebam que podem editar e contribuir, seja conferindo, revisando, editando ou criando novos verbetes. A segunda coisa é pensar em projetos para melhorar o conteúdo. A Wikipedia em inglês é muito mais completa e tem uma comunidade maior, pois teve mais gente engajada e processos que contribuíram para isso. Como facilitar aqui?
Uma das experiências possíveis saiu no Globo outro dia. Trata-se de um projeto de universidades como Unirio, UFRJ, USP e Unesp para melhorar o conteúdo da enciclopédia online. Outros podem ser feitos, com instituições como a Fiocruz, que tem conhecimento específico na área de saúde e uma vocação para trabalhar em projetos de divulgação científica.
Mas o principal é os internautas passarem a nos acompanhar e cada vez que alguém disser que viu uma informação errada na Wikipedia, entender que ela mesma pode corrigir. Todos os projetos estão sujeitos a erros, mas os da Wikimedia também estão sujeitos a correções.
Como funcionam esses grupos organizados de voluntários, como a Wikimedia Brasil?
A Wikimedia Brasil é um grupo de voluntários independentes que promove uma série de atividades online e offline, com palestras, eventos. Agora tem também um projeto da FAU para tratar monumentos arquitetônicos, com fotos e informações sobre obras da cidade. Não é um projeto da Wikimedia Foundation e nem da Wikipeda exatamente.
Na comunidade brasileira o modo de trabalho é em torno de mutirões. Recentemente, foi feito Iº GP Wikimedia Brasil, um concurso de edição de verbetes que durou dois meses e durante o qual foram revisados mais de 500 artigos da Wikipedia em português.
A ideia é criar outros núcleos como esse?
O meu trabalho não incidirá sobre essas comunidades. Eu não tenho autoridade nenhuma sobre elas. Elas são pessoas que participam mais da criação e revisão de artigos da Wikpédia. Em vários países existem os chamados "chapters" (seções), que nascem nas comunidade de editores. São organizações que coexistem com a Wikimedia Foundation. Foi a forma que a comunidade encontrou para se organizar, desenvolver projetos e pensar suas questões locais.
A ideia é contribuir, mas independente deles. O escritório pode potencializar o crescimento da Wikimedia Brasil nos próximos dois, três anos. Cabe a nós questionar como a Wikipedia e outros projetos da Wikimedia Foundation podem contribuir para a formação dos estudantes e das pessoas no Brasil e como a formação dessas pessoas pode contribuir para melhorar a Wikipedia em português.
É muito importante que os projetos da Wikimedia Foundation sejam entendidos como recursos educacionais, acessíveis a todos e abertos à contribuição de qualquer pessoa. Queremos fazer parcerias com Ipea, institutos de física, química, Inmetro, Minc, etc. A cultura brasileira pode enriquecer o conteúdo global, pois existem voluntários que traduzem verbetes para outras línguas.
O segundo ponto é criar projetos que facilitem a entrada de novos editores. Para as pessoas saberem como contribuir com algo que não será deletado por algum problema de conteúdo. Os projetos de educação tem um embaixador que explica os requisitos básicos, criam o conteúdo e conversam sobre ele. Com o tempo, os novos editores entram com capacitação, formação e tendem a ser menos desestimulados a continuar. Um dos desafios no Brasil é criar processos que contribuam na continuidade dos novos voluntários.
O escritório de São Paulo representará toda a Wikipedia lusófona? Existe escritório em Lisboa?
A Wikimedia Foundation não tem escritório em Portugal, mas em Lisboa tem um chapter. Claro que será mais fácil desenvolver parcerias no Brasil, mas todos os outros países que compõe a comunidade lusófona estão no nosso radar. Precisaremos construir parcerias com os chapters locais.
Se conseguirmos desenvolver pilotos nesses países, com parcerias e programas de educação, a gente contribui muito para que esse trabalho não se encerre na fronteira do Brasil. Mesmo assim vale mencionar que hoje os brasileiros representam praticamente 90% da comunidade, o que tem a ver também com a diferença da população, pois a nossa é muito maior que a dos outros países de língua portuguesa.
Como se equacionam diferenças entre brasileiros e portugueses na Wikipedia?
Existem algumas dificuldades com isso, mas para cada problema ou conflito, criamos uma solução. Quando você começa o verbete em português do Brasil, termina naquele registro. Procura-se evitar correções da grafia, quando a norma usada é aceita em um dos países lusófonos. No caso de nomes de filme, por exemplo, decidiram sempre colocar o original no título e informar no início do texto as traduções no Brasil e em Portugal.

Nenhum comentário: